São Paulo, Domingo, 10 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Senti até um certo alívio"

da Reportagem Local

A aposentada Maria Lucia Camargo Piacsek, 57, é casada, tem três filhos, pratica esportes regularmente e diz estar "em ótima forma física e emocional". Ela entrou na menopausa há 25 anos, quando tinha apenas 32.
Maria Lucia começou a ter os sintomas típicos -fortes ondas de calor repentinas, irritabilidade e insônia- logo após sua terceira cesárea, um parto de gêmeos.
Quando soube por meio de seu médico que estava na menopausa, estranhou. "Mas não foi um trauma. É claro que o fato de eu ter tido filhos antes ajudou", diz. "Na verdade, senti um certo alívio por não viver mais esses incômodos mensais."
De acordo com seu ginecologista atual, Eliano Pellini, Maria Lucia é um caso típico de mulher que nasce com poucos folículos. "Se não tivesse feito as cesáreas, provavelmente entraria na menopausa da mesma forma", diz.
"Faço terapia de reposição hormonal desde então. Continuo tendo desejo sexual, não sinto mais nada de errado e pratico natação diariamente. Não tenho traumas", afirma Maria Lucia.



Texto Anterior: Gravidez é possível em alguns casos
Próximo Texto: Loteria: "Megasenamania" dura mais 15 dias
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.