UOL


São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Temporal deixou nove bairros sem luz, provocou 19 pontos de alagamento e o segundo maior índice de engarrafamento do ano

Frente fria traz chuva de granizo e vento a SP

Eduardo Knapp/Folha Imagem
Avenida 23 de Maio, em São Paulo, às 17h de ontem, quando a cidade foi atingida por temporal


DA REPORTAGEM LOCAL

O céu escureceu mais cedo sobre São Paulo ontem. Por volta das 16h, uma forte chuva -com ventos de até 64 km e granizo- atingiu a cidade. Pouco tempo depois, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção na zona sul. À medida que a chuva avançava, as demais regiões também entravam no estado de atenção, que durou até as 18h40.
O saldo: 19 pontos de alagamento, queda de energia em nove bairros da capital e o segundo maior índice de engarrafamento deste ano. Os bombeiros foram chamados para resgatar pessoas ilhadas na região de Guarapiranga (zona sul) -sem vítimas.
O engarrafamento chegou a 162 km às 19h, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego). Na véspera, era de 91 km no mesmo horário. O recorde foi registrado no dia 13 de junho, quando a Polícia Militar realizou uma campanha de blitz na cidade. Na ocasião, também às 19h, foram registrados 174 quilômetros de engarrafamento.
A queda de árvores na rua Cônego Miguel Vicente Marinho, na Barra Funda, e na avenida do Estado, no Bom Retiro, provocou a queda da energia nesses bairros (ambos no centro). Também faltou luz em Pinheiros, Canindé, Santo Amaro, Interlagos, Vila Clementino, Vila Anastácio, Canindé e Vila Morumbi, além de uma região que compreende a divisa entre os municípios de São Bernardo do Campo e Santo André e trechos de Taboão da Serra (todos na Grande São Paulo).
A Eletropaulo, que estava monitorando o avanço da frente fria, já estava em estado de alerta e havia mobilizado suas equipes de emergência em locais estratégicos antes da chuva.
A previsão é que a frente fria já esteja fora da cidade até a noite de hoje. Entretanto, a instabilidade climática deve continuar até o próximo domingo, o que significa um fim de semana nublado com pancadas de chuva. Mas nenhuma tão forte quanto a de hoje.
Segundo o CGE, a precipitação média na cidade ontem foi de 19,3 mm. A região norte foi a mais atingida, especialmente Perus (43 mm), Pirituba e Jaraguá (ambos com 39,3 mm).
Houve queda de granizo na avenida Paulista, Sumaré, praça da República e vale do Anhangabaú. O granizo é formado em nuvens do tipo cumulus nimbus, quando correntes ascendentes de ar levam gotas de chuva para o topo da nuvem. Devido às baixas temperaturas, essas gotas congelam e caem.
(AMARÍLIS LAGE)


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Em Campinas, 6 ficaram feridos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.