São Paulo, terça-feira, 10 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Equipe encontra mais 14 corpos, e nš de resgatados sobe para 143

JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM GUARANTÃ DO NORTE

A FAB (Força Aérea Brasileira) resgatou ontem mais 14 corpos na reserva indígena do Capoto-Jarinã, em Peixoto de Azevedo (MT). O número de corpos resgatados chega a 143, sendo que 107 deles já estão no IML (Instituto Médico Legal) de Brasília. O acidente provocou a morte de 154 pessoas.
Ontem os militares em operação na reserva indígena receberam o reforço de 80 homens do Exército. No total, 180 homens, da FAB, Exército, bombeiros e peritos trabalham na base operacional da fazenda Jarinã, em Peixoto de Azevedo (741 km ao norte de Cuiabá).
No campo de provas Brigadeiro Velloso, na Base Aérea de Cachimbo (PA), outras 220 pessoas trabalham no suporte logístico e de saúde à operação.
Um Hércules da FAB decolou ontem para Brasília com 20 corpos. Na base de Cachimbo, outros 36 corpos estavam prontos para serem transportados. Nas operações de campo, estão sendo utilizados nove helicópteros da FAB e outros oito da Exército.
O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Colíder (MT), Megaron Txucarramãe, retornou ontem à base da fazenda Jarinã. Ele disse que dez de seus "guerreiros" montaram acampamento próximo ao local do acidente.
De acordo com ele, os índios foram proibidos de chegar ao local do acidente, mas encontraram vários corpos e avisaram aos militares. Megaron disse que seus homens irão continuar no acampamento até o final das operações de resgate. Segundo ele, o objetivo é impedir a entrada de pessoas estranhas à operação na floresta.
Na principal clareira feita pelos militares para as operações de resgate, malas com bagagens de passageiros estão sendo estocadas. Elas só deverão ser retiradas só no final da operação de busca dos corpos ainda não encontrados.
A FAB não encontrou o cilindro da caixa-preta de voz, considerada fundamental para saber como e em quais condições o choque entre as duas aeronaves ocorreu.


Texto Anterior: Gol já começa a discutir indenizações
Próximo Texto: 90 corpos de vítimas já foram identificados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.