São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

FOCO

Edifício símbolo do modernismo no litoral de SP é tombado no Guarujá

DE SÃO PAULO

Erguido sobre o morro entre as praias de Astúrias e Pitangueiras, no Guarujá (litoral de SP), o edifício Sobre as Ondas, espécie de cartão postal da cidade, virou patrimônio histórico estadual.
O tombamento foi aprovado após 11 anos de estudos do Condephaat e publicado ontem no "Diário Oficial". Agora, obras no local precisam de autorização do órgão.
Projetado por Oswaldo Corrêa Gonçalves (1917-2005) e Jayme Campello Fonseca, morto em 1947, o Sobre as Ondas é considerado um dos marcos da arquitetura modernista no litoral de SP.
Hoje, dificilmente a construção seria autorizada, afirma a assessoria de imprensa do município. Além de ocupar o morro, ele avança alguns metros sobre o mar.
"É uma agressão à natureza", diz o arquiteto Carlos Faggin, professor de História da Arquitetura da FAU-USP e conselheiro do Condephaat.
Porém, ele avalia que as formas exuberantes do edifício justificam o tombamento.
"É um prédio muito bonito, que precisa ser preservado até pela singularidade que ele tem", observa.
A Casa das Pedras, localizada no mesmo morro, também poderá ser tombada. O Condephaat abriu o estudo de tombamento do imóvel. (LETICIA DE CASTRO)


Texto Anterior: Estatal quer reduzir vistoria em aeroporto
Próximo Texto: Promotoria ainda espera explicações de empreiteiras
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.