São Paulo, quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ROSELY RIBEIRO (1955 - 2010)

Uma vida em apoio ao autismo

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO

Na década de 80, a psicóloga Rosely Ribeiro trabalhava numa escola, em São Paulo, voltada a crianças portadoras de síndrome de Down e autismo. Após mudanças, o local passou a atender apenas os pequenos com Down.
Em 1988, os pais dos alunos com autismo daquela instituição se juntaram para fundar a Fada (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista). Rosely foi chamada para coordenar o projeto.
Nascida na capital, a psicóloga era filha de um encanador e de uma funcionária de uma tecelagem que largou tudo para cuidar dos filhos.
Logo que se formou na PUC, decidiu trabalhar com crianças com deficiência.
Como conta a atual diretora da Fada, Maria Lúcia Eboli, que conheceu Rosely quando buscava uma escola para a filha portadora de autismo, a psicóloga tornou-se, no Brasil, uma das maiores especialistas no assunto.
"Ela mostrou que as crianças têm potencial. Elas cresceram, foram alfabetizadas, ficaram independentes, e isso não tem preço", diz. Hoje, a Fada dá apoio a 37 crianças.
O irmão, Hamilton, lembra que Rosely frequentemente recebia ligações, mesmo antes de chegar ao trabalho, de mães pedindo conselhos.
Animada, ela adorava festas e dançar. No trabalho, era rígida e, ao mesmo tempo, "mãezona", diz a amiga.
Com um sócio, tinha um salão de beleza em SP.
Em julho, descobriu um tumor no ovário. Para facilitar o acesso às sessões de quimioterapia, Maria Lúcia cedeu-lhe um quarto em casa.
Devido à doença, morreu na quarta, aos 54, sem deixar filhos. Faria aniversário hoje.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Projeto muda rodoviária da Barra Funda para a Lapa
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.