São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Condutor que não respeitar pedestre será multado

DA REPORTAGEM LOCAL

A prefeitura pretende multar os motoristas que não respeitarem os pedestres que trafegam nas faixas ou durante as travessias nas esquinas. O anúncio foi feito ontem, durante o lançamento de uma campanha publicitária para tentar reduzir os atropelamentos na cidade.
Ainda não há data para o início das autuações. Por enquanto, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), será apenas um processo de conscientização.
As multas começarão a ser lançadas no ano que vem, provavelmente coincidindo com a volta às aulas.
O Código Brasileiro de Trânsito, porém, já contempla esse tipo de infração. O secretário de Transportes e presidente da CET, Alexandre de Moraes, disse que a fiscalização já é feita e será apenas intensificada. Porém, a CET não forneceu o número dessas autuações.

Infrações
São três as multas que passarão a ser aplicadas com mais rigor, de acordo com a companhia: não dar preferência a pedestre na faixa (mesmo sem semáforo), não dar preferência a pedestre que não concluiu a travessia (após a abertura do semáforo) e não dar preferência a pedestre atravessando a via transversal (quando o carro vira a esquina e há um pedestre atravessando a rua).
O secretário de Transportes disse que a fiscalização será feita prioritariamente nos corredores e esquinas com maior incidência de atropelamentos.
Segundo a CET, os atropelamentos mataram 455 pessoas entre janeiro e agosto deste ano. A campanha publicitária que foi lançada ontem custará R$ 2,2 milhões.


Texto Anterior: Belisário, do PV, assume a Secretaria da Mobilidade; Feldman continua em Esportes
Próximo Texto: Criminalística: Câmara aprova autonomia a peritos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.