São Paulo, sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

PATRIMÔNIO

Iphan tomba igreja no Rio e conjuntos de Natal e Cáceres

DO RIO - O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) tombou ontem a Igreja Positivista no Rio, o centro histórico de Natal (RN) e o conjunto urbanístico e paisagístico de Cáceres (MT).
A Igreja Positivista, no bairro da Glória, no Rio, começou a ser construída em 1890 e ficou pronta em 1897. Serviu como sede do apostolado positivista no Brasil. Já havia um acordo com o governo do Rio para a recuperação do imóvel. O Iphan está contratando o projeto de restauração.
O conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Natal foi tombado, englobando a Cidade Alta e parte do Bairro da Ribeira.
Apesar das intervenções contemporâneas incorporadas ao longo dos anos, o Iphan avaliou que a representatividade histórica da área que deu início à cidade ainda conserva conjuntos de edifícios e bairros justificam a necessidade da sua preservação.
Para o tOmbamento em Cáceres, um dos maiores municípios brasileiros (24,6 km2), o Iphan considerou que desde sua fundação, em 1778, o local desempenhou importante papel para a definição e proteção de fronteiras entre terras brasileiras e bolivianas.


Texto Anterior: Santa Casa usa potes iguais em 39 hospitais
Próximo Texto: Justiça: Homem pega 82 anos de prisão por estuprar dentistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.