São Paulo, domingo, 11 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Índice

Mania obsessiva por organização pode ser distúrbio

DA REVISTA

O que separa as manias dos sistemáticos da doença? "O comportamento metódico pode ser um distúrbio quando leva a sofrimento excessivo ou a prejuízo funcional", explica o psiquiatra Márcio Bernik, coordenador do Ambulatório de Ansiedade (Amban) do Hospital das Clínicas de São Paulo.
O metódico patológico pode ser diagnosticado como portador de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC). Segundo o psiquiatra, o TOC atinge cerca de 3% da população mundial. "Geralmente o tratamento é simples, combinando medicação e psicoterapia."
Outros sinais que podem ajudar a detectar sintomas de doença são a repetição do ato e a função prática. "Na patologia, a regra deixa de ter função prática e vira mera repetição", afirma a psicóloga Ana Bahia Bock, presidente do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo.
Outra pista é o domínio sobre a situação. "A perda do autocontrole é um dos sinais de transtorno", informa a psicóloga.
Apesar de se misturarem, o comportamento metódico não "evolui" até se transformar em TOC, afirma o psiquiatra Márcio Bernik. "Ninguém "piora" até ficar doente. Quem sofre de TOC apresenta os sintomas desde o início", explica.
(LULIE MACEDO)


ONDE ENCONTRAR: Amban (Ambulatório de Ansiedade do HC), tel. 0/xx/11/3069-6988, www.amban.org.br


Texto Anterior: Comportamento: Metódicos criam regras e padrões para evitar surpresas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.