São Paulo, terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Texto Anterior | Índice | Comunicar Erros

Chuva ameaça cidade histórica em Goiás

Prefeitura esvazia casa de poeta Cora Coralina, restaurada após outra enchente há nove anos, por precaução

Rio Vermelho, que corta o município de Goiás Velho, transbordou e chegou a três metros acima do nível normal

FILIPE MOTTA
DE SÃO PAULO

A forte chuva que atingiu entre domingo e a madrugada de ontem a cidade histórica de Goiás (150 km de Goiânia), patrimônio histórico da humanidade pela Unesco (órgão das Nações Unidas para a cultura), provocou o transbordamento do rio Vermelho, que corta o centro.
O rio chegou a subir três metros acima de seu nível normal. Cerca de 30 edificações foram parcialmente atingidas pelas águas, e quatro pessoas de uma mesma família estão desalojadas na cidade também conhecida como Goiás Velho.
A prefeitura, o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e a Defesa Civil ficarão de prontidão até quinta-feira, uma vez que há previsão de mais chuva nos próximos dias.
Um engenheiro do Iphan viajou para a cidade para avaliar a estrutura dos imóveis afetados.
De acordo com o órgão, alguns proprietários colocaram até escoras em suas casas. A casa da poeta Cora Coralina (1889-1985), restaurada depois que uma enchente comprometeu sua estrutura na passagem de 2001 para 2002, não foi afetada.
Ontem, o Iphan retirou documentos e arquivos que estavam no local. "É mais por precaução", afirma Edinea Ângelo, chefe do escritório local do órgão.

SITUAÇÃO ESTÁVEL
As cinco pontes que dão acesso ao centro histórico de Goiás -três delas de madeira- foram interditadas pela polícia na manhã de ontem.
Uma delas ficou submersa, teve sua estrutura abalada e permanecerá fechada até o reparo.
Dados do serviço de meteorologia do Estado apontam que até a última sexta-feira a precipitação na região atingiu 211 milímetros -cerca de 90% do esperado para todo o mês.
Há cerca de 800 casas no centro histórico de Goiás e 150 famílias moram às margens do rio.


Texto Anterior: Zoo: Quati ataca mulher em Ribeirão Preto
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.