São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comemoração "ressuscita" no Vale

KARINA OGO
DAS REGIONAIS

Depois de um período marcado por crises financeiras e prejuízos provocados pelas chuvas do início do ano passado, as cidades do Vale do Paraíba e do litoral norte retomam em 2001 um Carnaval com mais opções do que nas edições anteriores.
Apesar de as prefeituras, em geral, não terem aumentado as despesas com o evento nem as quantias destinadas às escolas de samba e blocos, o Carnaval "ressuscita" nos principais municípios.
Em relação a 2000, serão pelo menos mais 20 escolas e seis blocos nas ruas de cinco cidades. Uma escola e dois blocos foram formados recentemente e vão estrear suas apresentações este ano.
Além disso, em um município -Ubatuba-, os festejos passaram para 12 dias. Os desfiles voltarão a ser realizados em São Sebastião e Jacareí depois de dois anos.
Em ambas, a política também acabou influenciando. O objetivo dos prefeitos Paulo Julião (PSDB) e Marco Aurélio de Souza (PT), respectivamente, que assumiram este ano, é resgatar a tradição carnavalesca por meio dos desfiles.
Em São Sebastião, nove escolas de samba ocuparão a rua da Praia em dois dias. Nos dois últimos anos, o principal evento do Carnaval na cidade era o Carnamar (desfile de barcos enfeitados).
Em Jacareí, os desfiles foram suspensos devido a dificuldades econômicas. Mesmo não tendo em mãos ainda as subvenções da administração, sete escolas (dos grupos 1 e especial) vão colocar seus componentes na rua.
Em Ubatuba, o investimento da prefeitura foi na tentativa de tirar melhor proveito do potencial turístico da cidade. Dos tradicionais quatro dias, o Carnaval do município passou este ano para 12 dias.
Do dia 16 ao dia 23, serão promovidas noites animadas por trios elétricos em diferentes pontos. "O objetivo é dinamizar o Carnaval. Além disso, será bom para o comércio", disse Roberto Shoper, assessor de marketing em turismo da Comtur (Companhia Municipal de Ubatuba).


Texto Anterior: Rosas de Ouro terá primeira ala "importada"
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.