São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

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DAVID AZULAY (1952-2009)

O estilista que renovou a moda praia

DENISE MENCHEN
DA SUCURSAL DO RIO
ALCINO LEITE NETO
COLUNISTA DA FOLHA

Um dos renovadores da moda praia brasileira, o estilista paraense David Azulay, 56, responsável pela criação da marca Blue Man, morreu ontem, em sua casa em Visconde de Mauá, distrito de Resende (161 km do Rio).
A família não divulgou as circunstâncias da morte.
Criada em 1972, a Blue Man foi responsável pela introdução, em areias cariocas, de novidades que, depois, viriam a desembarcar em outras praias. É o caso, por exemplo, dos biquínis em jeans e de lacinho. A grife apostou também em novos cortes e caimentos. Seu último desfile foi no Claro Rio Summer, em novembro de 2008.
"Ele foi um precursor capaz de imprimir na moda praia um olhar próprio do país", disse o estilista Amir Slama, da Rosa Chá. Não é só pelo pioneirismo, porém, que Azulay será lembrado. Seu temperamento forte e desbocado virou uma marca pessoal.
"Virei estilista por acaso. Não estou nem aí para as "viadagens" da moda", disse em 2007 à Folha.
Lenny Niemeyer, da grife de beachwear Lenny, diz que Azulay foi a sua primeira referência de um estilo carioca.
"Ele marcou a história da moda brasileira, tanto por seu pioneirismo quanto por seu talento", afirmou.
Com a morte do estilista, o futuro da Blue Man -que tem 12 lojas e vende cerca de 600 mil peças por ano- fica incerto. A empresa não tem sócios, e a única filha do estilista, Sharon, é ainda adolescente. Azulay não preparou sucessores. O projeto do estilista de ressuscitar, neste ano, a Yes Brazil também fica interrompido. A famosa grife de moda jovem dos anos 70 e 80, comandada pelo seu irmão, Simon, morto em 1988, agora é da Blue Man.


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