São Paulo, quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA

Reino Unido desiste de pedir visto a brasileiros

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de cogitar pedir visto para turistas brasileiros ou de enviar agentes de imigração para fazer triagem nos aeroportos do país -medida rechaçada pelo Itamaraty e pelo presidente Lula-, o Reino Unido decidiu manter o Brasil na lista de países com isenção de vistos.
No ano passado, o Brasil foi incluído numa lista de 11 países (entre eles Bolívia, Venezuela, Namíbia, África do Sul, Lesoto e Suazilândia) que representam riscos para o Reino Unido em relação à imigração ilegal, à criminalidade e à segurança.
À época, a medida provocou polêmica e recebeu censura do presidente Lula e do ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, que disse que o Brasil aplicaria o princípio da reciprocidade caso o Reino Unido exigisse mesmo o visto dos brasileiros.
A estimativa é que aproximadamente 150 mil brasileiros vivam atualmente no Reino Unido, entre legais e ilegais. Em 2007, dado mais recente, 133 mil brasileiros saíram do país e desembarcaram em terras britânicas.


Texto Anterior: Operação interdita shopping na Luz
Próximo Texto: Ex-secretário é acusado de vender cargos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.