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Serra diz que voltará a limitar preço de CNH
Lei irá fixar valor; fim da tabela para curso para renovar carta de motorista foi criticada por especialistas
RICARDO WESTIN
DA REPORTAGEM LOCAL
Poucos dias após acabar com
os preços máximos que as autoescolas do Estado de São
Paulo podem cobrar por cursos
e provas, o governador José
Serra (PSDB) decidiu que limites serão restabelecidos.
Os valores máximos ainda
não foram determinados. Desta vez, porém, serão fixados por
lei, e não por portaria do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito), como ocorria
até o sábado passado, dia em
que o "Diário Oficial" publicou
o fim dos valores máximos.
O fim da tabela de preços foi
noticiado ontem pela Folha. A
decisão foi contestada. Especialistas argumentam que muitos motoristas podem preferir
a ilegalidade a pagar altos valores cobrados pelas autoescolas.
Até o sábado passado, os máximos eram de R$ 60 para os
cursos presenciais e de R$ 33
para os cursos a distância, incluindo as aulas e as provas
práticas para obtenção e renovação da carteira de habilitação. No caso da prova eletrônica, feita pelos candidatos que
estudam por conta própria, o
valor máximo era de R$ 28.
Antes da fixação do teto, em
2005, as autoescolas cobravam
até R$ 150, o que levou o então
governador, Geraldo Alckmin
(PSDB), a impor a tabela.
O atual governo diz que a
medida inicial de acabar com
os tetos foi tomada em razão de
uma decisão do ano passado da
12ª Vara da Fazenda Pública
que declarou a inconstitucionalidade dos preços máximos.
Segundo o juiz, isso feria a liberdade do mercado.
O TJ-SP (Tribunal de Justiça
do Estado de São Paulo) entendeu que a sentença só se aplicaria a uma autoescola de Campinas, a que apresentou a ação judicial julgada pela 12ª Vara.
Mas, nos últimos meses, outras
autoescolas passaram a ignorar
os limites oficiais.
O Ministério da Fazenda
chegou a enviar ofícios a São
Paulo apontando a ilegalidade
da portaria do Detran-SP.
Liberdade de mercado
No entendimento de Serra,
porém, uma lei -e não mais
uma portaria- que fixe um valor máximo não fere a liberdade
do mercado porque as autoescolas poderão cobrar diferentes valores abaixo do teto, permitindo a concorrência.
O governador ainda não sabe
quando enviará o projeto de lei
com os novos tetos à Assembleia. O texto será discutido e
votado pelos deputados.
A exigência das aulas ou exame de direção defensiva e primeiros socorros para renovar a
CNH vale desde 2005, por determinação do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). É obrigatória para quem
tirou a CNH pela primeira vez
até 99 e que não havia passado
por esse tipo de treinamento.
Cada Estado teve a liberdade
de definir detalhes (por exemplo, se são aplicados pelo órgão
de trânsito ou pelas autoescolas e se é preciso passar por curso ou se basta fazer prova).
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