São Paulo, domingo, 11 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comportamento favorece o diabetes

DA REPORTAGEM LOCAL

A estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde) é que o Brasil possua 5 milhões de portadores de diabetes do tipo 1 ou 2. O do tipo 1 é hereditário, dependente de insulina e não pode ser evitado. O do tipo 2, que acomete principalmente pessoas acima de 40 anos, é resultado, em boa parte, da má alimentação somada a nenhuma atividade física.
Segundo a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Adriana Forti, os fatores ambientais são muito importantes para o aparecimento do diabetes do tipo 2. "O estilo de vida é responsável pela quase totalidade dos casos desse tipo de diabetes."
A pessoa pode ter a suscetibilidade genética para a doença, mas a obesidade, o sedentarismo e uma alimentação com excesso de gordura, açúcar e álcool fazem o problema vir à tona. "O lado bom é que evitar essas condições pode evitar a doença", diz.
A médica ressalta, no entanto, um dado preocupante: por causa do fast-food e da vida sedentária em frente à TV, o diabetes do tipo 2 está crescendo entre crianças e adolescentes obesos.
"Quanto mais se investir em melhorar os hábitos dessa população, melhor. Eles estão muito mais abertos a mudar seus comportamentos do que os adultos, que já têm hábitos cristalizados", afirma Adriana.

Campanha
Uma das maiores preocupações relacionadas ao diabetes é que a maioria dos pacientes desconhece o problema. De acordo com o Ministério da Saúde, em 50% dos casos as pessoas não sabem que são portadoras da doença.
É um dado tão sério que o ministério lançou campanha nacional de informação e identificação de portadores de diabetes. O objetivo é evitar as complicações do mal, como cegueira, impotência e doenças cardiovasculares. Em 1999, o Sistema Único de Saúde gastou mais de R$ 33 milhões com internações decorrentes do diabetes não-controlado.


Texto Anterior: Saúde: Estilo de vida é explicação de doenças
Próximo Texto: Plantão - Julio Abramczyk
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.