UOL


São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO SUPERIOR

Crédito educativo poderá ser pago pelos alunos por meio de trabalho social
O Ministério da Educação vai mudar as regras do Fies, programa do governo federal de financiamento de mensalidades em universidades particulares. Segundo o ministro Cristovam Buarque, uma parte do total de financiamentos será paga pelos estudantes por meio de trabalhos sociais, como dar aulas de alfabetização a adultos.
A novidade foi anunciada ontem pelo ministro em palestra na Universidade Candido Mendes, no Rio. Cristovam disse também que o governo estuda, de forma embrionária, aumentar de três para quatro anos a duração do ensino médio.
O ministro não detalhou as propostas. Com relação ao Fies, disse apenas que parte dos financiamentos será paga em trabalhos sociais. "Uma parte dos financiamentos vai continuar sendo paga pelo aluno, com juros, depois de formado. Outra parte será transformada em bolsa, que será paga com o trabalho social do jovem, sobretudo em classes de alfabetização."
Cristovam afirmou que o governo priorizará a concessão dessas novas bolsas em cursos onde há mais carência de profissionais no Brasil, como os de pedagogia e as licenciaturas, que formam professores.
Hoje, o Fies financia 184 mil alunos. (DA SUCURSAL DO RIO)


Texto Anterior: Serviço de resgate: Só 40% das ambulâncias estão rodando
Próximo Texto: Caos no Rio: Governo federal agora estuda "plano B"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.