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Cai limite de velocidade nas marginais da Anchieta
Limite passa de 110 km/h para 90 km/h em trecho de 14 km entre São Bernardo e SP
As placas de sinalização serão instaladas a partir de hoje, mas fiscalização será feita a partir de 1º de abril; trecho concentra acidentes
ALENCAR IZIDORO
MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL
O motorista que utiliza a rodovia Anchieta precisará pisar
no freio: a velocidade máxima
permitida em 14 km de extensão de suas marginais vai diminuir de 110 km/h para 90 km/h.
As novas placas de sinalização serão instaladas a partir de
hoje, e a fiscalização eletrônica
baseada no novo limite passará
a valer no primeiro dia de abril.
A mudança ocorre entre São
Paulo e São Bernardo do Campo: do km 10 ao km 24 da pista
norte e, na pista sul, do km 10
ao km 18 e do km 24 ao km 29.
Pelas duas marginais da Anchieta passam entre 350 mil e
400 mil veículos diariamente
-tráfego que se aproxima do
volume da marginal Pinheiros.
Elas são usadas não só por
quem vai ou volta do litoral sul,
mas principalmente por moradores do ABC que se deslocam
até a capital paulista.
A justificativa para a diminuição da velocidade permitida
é a quantidade de acidentes
ocorridos nessas duas pistas
-praticamente quatro por dia.
Mas a medida já enfrenta a
resistência de muitos usuários.
Na prática, com a redução, um
trajeto que antes poderia ser
feito em sete minutos deverá
levar agora próximo de nove.
"As pessoas irão andar mais
devagar com medo da fiscalização. Tende a atravancar", afirma Ricardo Crespo, 23, assistente técnico que sai de casa todos os dias às 5h45 para tentar
escapar do trânsito no caminho
do ABC a Osasco (Grande SP).
Os estudos para diminuir a
velocidade nas marginais da estrada eram feitos pela Artesp
(agência que regula as concessões no Estado) e pela Ecovias
desde meados de 2007.
Na época, a Folha revelou
que 2 dos 15 pontos críticos de
acidentes em rodovias do Estado estavam na Anchieta, na altura do kms 18 e 23 -onde há
grande fluxo de tráfego urbano,
travessia de pedestres e variadas entradas e saídas.
A pista sul da estrada também liderava os dados de mortes proporcionalmente à extensão e número de veículos.
O sistema Anchieta-Imigrantes tem a praça de pedágio
mais cara do Estado de São
Paulo -de R$ 15,40-, mas fora
do trecho que será atingido pela diminuição da velocidade.
Grandes avenidas
"As marginais da Anchieta
são como grandes avenidas. Há
bastante colisão traseira. E a
velocidade de 110 km/h é incompatível com a geometria e a
utilização feita da estrada",
afirma Humberto Gomes, diretor-superintendente da Ecovias, para quem "não haverá
impacto significativo nem engarrafamentos" devido à diminuição da velocidade máxima.
Segundo ele, atualmente a
maioria dos veículos já anda
abaixo dos 110 km/h. A nova velocidade permitida (90 km/h) é
igual à das pistas expressas das
marginais Tietê e Pinheiros.
Em uma das pistas da Anchieta, a marginal tem quatro
faixas de rolamento -contra
duas da pista expressa da estrada. Na outra, são somente duas.
Luiz Célio Bottura, ex-presidente da Dersa no governo
Franco Montoro (1983-1987),
considerou adequada a queda
do limite. "Num trecho quase
urbano como esse há paradas
bruscas e a velocidade alta provoca muita colisão traseira."
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