São Paulo, quarta, 11 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PM apura ordem para não deter influentes

ROGÉRIO PANDA
da "Folha da Tarde"

Foi aberta ontem uma sindicância contra o tenente-coronel da PM Antônio Domingos Peterossi, comandante do 34º Batalhão da Polícia Militar, em Bragança Paulista (80 km de SP), para apurar a denúncia de que ele teria, durante uma repreensão a soldados, mandado prender somente "preto e pobre".
A "ordem" está gravada em uma fita cassete. Cópias da fita estão com a corregedoria e com a Ouvidoria da Polícia, para a apuração. O ouvidor Benedito Domingos Mariano pediu, além da sindicância, um inquérito policial militar, mas não foi atendido.
Depois da repreensão, seis PMs teriam sido transferidos de Atibaia (65 km a norte de SP) para outras cidades do interior de São Paulo, distantes de suas casas.
Três dos PMs -os soldados Oriovaldo Orlandini, Luiz Antônio Siqueira e Gilmar Aparecido Ramos- teriam sido punidos após deter a sobrinha do prefeito de Bom Jesus dos Perdões (75 km a nordeste de SP), Camila Moraes Gonçalves,15, dirigindo uma picape Saveiro.
"Eu levei a menina para a delegacia. Assim que o prefeito (Jorge Gonçalves da Fonseca, PMDB) me viu, ele disse: "você vai ser transferido"', disse o soldado Siqueira. Ele foi transferido para Presidente Prudente (558 km oeste de SP).
Os outros três -Benedito Wagner Carvalho, Uilson Roberto Montoro e João Francisco de Oliveira Schimith- teriam sido punidos por terem entrado com ações trabalhistas contra moradores do bairro que policiavam em Atibaia.
Segundo o comandante do CPA-I 11 (Comando de Policiamento de Área do Interior 11), coronel Marcio Benincasa, a sindicância tem um prazo de 40 dias para ser concluída. "Caso seja comprovada a irregularidade, providências serão tomadas, como a abertura de um inquérito policial militar." O tenente-coronel será mantido no cargo até que a sindicância acabe.
O soldado Schimith foi transferido para Votorantim (98 km oeste de SP). Com a transferência, ele acabou se separando da mulher.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.