São Paulo, domingo, 11 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Farol ligado reduz acidente de moto

JULIO ABRAMCZYK

Acidente envolvendo motocicleta, quando não é fatal para o piloto, pode resultar em grave lesão permanente. Isso acontece em nossas avenidas e também nas ruas e estradas de outros países.
Para Susan Wells, da Universidade de Auckland, Nova Zelândia, roupas fluorescentes e capacetes brancos ou coloridos, além de faróis sempre ligados durante o dia, podem ajudar a reduzir as graves lesões e mortes de condutores de motocicletas.
Susan Wells e colaboradores analisaram a ocorrência de acidentes com motos na cidade de Auckland e estudaram medidas que poderiam diminuir o impacto dessas ocorrências. A pesquisa é relatada no último número da revista médica inglesa "British Medical Journal".
Os autores observaram que os acidentes ocorrem principalmente em zonas urbanas, com o veículo a 50 km/hora (66% dos acidentes), durante o dia (63% dos casos) e em dia com tempo bom, sem chuva (72%).
O estudo mostrou ainda que três quartos dos motoqueiros ligam os faróis durante o dia, o que reduz em 27% o risco de acidentes. Comparando as cores preta e branca nos capacetes, concluíram que o uso do capacete de cor branca reduziu o risco em 24%, já que torna mais visível a moto.
Condutores das motos usando roupas fluorescentes ou que produzem reflexos diminuem em 37% o risco de sofrer acidentes em relação a roupas comuns.

CRESCIMENTO

Obra traz diagnóstico e tratamento
Coordenado pelo endocrinologista Bernardo Liberman pelo neurocirurgião Arthur Cukiert, o livro "Fisiologia e Fisiopatologia do Hormônio de Crescimento" atualiza os conhecimentos para o tratamento de falta ou excesso do hormônio do crescimento. A obra traz desde o diagnóstico à indicação dos medicamentos para os tratamentos clínico e cirúrgico dos tumores da hipófise que secretam o hormônio. O livro, lançado pela Lemos Editorial (tel. 0/xx/11/3371-1898), tem o suporte da Novo Nordisk Farmacêutica e conta com a colaboração de médicos brasileiros dos principais centros médicos nacionais de pesquisas.

MULHERES MÉDICAS

Nova diretoria toma posse
A nova diretoria da Associação Brasileira de Mulheres Médicas, seção de São Paulo, toma posse no dia 8 de maio, em reunião no restaurante do Pátio do Colégio (região central), às 13 h. Será homenageada a médica Marilene Rezende de Melo, de São Paulo, por sua indicação para assumir a presidência da Associação Mundial de Sociedades de Patologia e de Laboratórios Clínicos.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Criança deve receber dose por via oral
Próximo Texto: Violência: Dinheiro e álcool abastecem brigões cariocas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.