São Paulo, segunda-feira, 11 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bairro da Posse lembra sertão do NE

DA SUCURSAL DO RIO

Em Nova Iguaçu, no bairro da Posse, a cerca de 5 km do bar onde morreram nove pessoas, há bolsões de pobreza comparáveis aos do sertão nordestino: adultos analfabetos, pessoas sem certidão de nascimento ou outro documento e gente que se alimenta das sobras de sacolões e supermercados -ainda que pelo menos um integrante da família trabalhe.
Essa é a realidade em uma área de invasão, chamada Exponing, com 89 famílias, onde a Folha encontrou a família de Nadiele Conceição dos Santos, 16, nascida na periferia do Rio de Janeiro, na qual ninguém tem certidão de nascimento ou outra forma de identificação oficial.
A adolescente mora com quatro irmãos em uma construção de alvenaria, de apenas um cômodo. O mais velho, Diogo, 17, trabalha como ajudante em um caminhão de carga. Os três irmãos mais novos, de cinco, sete e dez anos, nunca foram à escola. A mãe é doméstica de uma família de classe média, na zona oeste do Rio. Bianca, 22, irmã de Nadiele, vive com dois filhos pequenos em uma construção ao lado, na mesma situação do restante da família. Como as escolas exigem a apresentação da certidão de nascimento, as crianças estão crescendo analfabetas.
Quem chega ao local se depara com casas de estuque, ou pau-a-pique (feita com barro batido, sem tijolos, sustentado por uma amarração de varas), como nas das comunidades mais pobres do interior do Nordeste.
Mas os moradores acreditam que estão melhor na área invadida do que estariam no sertão nordestino, por causa da facilidade de atendimento médico, das escolas próximas e da energia elétrica e da água encanada em casa.
Vivem na Posse, segundo o IBGE, cerca de 13 mil pessoas, e a renda média do chefe familiar é de R$ 659. Os locais onde ocorreram as chacinas não estão entre os mais pobres do município de Nova Iguaçu. (ELVIRA LOBATO)


Texto Anterior: Quadrilhas atuam em todo o Estado
Próximo Texto: Sistema Prisional: Preso é decapitado em rebelião
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.