São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HISTÓRIA

Subsolo do Pátio do Colégio, no centro de São Paulo, é mapeado com ajuda de radares para facilitar escavação arqueológica

Pesquisadores buscam poço de Anchieta

DA REPORTAGEM LOCAL

"Tem cerca cheia de frutos da terra e marmelos, rosas, cravinas etc, e no claustro um poço de boa água." Foi essa descrição, presente em uma carta escrita em 1585 pelo padre José de Anchieta (1534-1597), que deu a base da mais recente pesquisa arqueológica de São Paulo. Em busca do referido poço, uma equipe formada por três geofísicos, uma arqueóloga e uma historiadora deram início a um trabalho de rastreamento do subsolo do Pátio do Colégio, no centro da cidade.
O rastreamento, feito por um radar de penetração de solo, foi concluído ontem, após outras três sessões em abril e no início deste mês. A pesquisa irá indicar em que pontos do terreno é mais provável que esteja o poço.
"O radar mede pulsos eletromagnéticos de alta freqüência, de modo que a gente consegue "enxergar" o subsolo", afirma a geofísica Jamile Dehaini. Segundo ela, a análise dos dados coletados pelo radar deve ser concluída em aproximadamente duas semanas.
A meta da historiadora Nina Lomônaco, curadora do museu do Pátio do Colégio, é divulgar essas informações até o dia 9 de junho, data da morte de Anchieta, e, a partir daí, elaborar o cronograma e o orçamento das escavações.
Dehaini, que é proprietária da empresa Hidrogeofísica, preferiu não informar o custo do rastreamento por radar. O trabalho está sendo financiado pela Associação Comercial de São Paulo, que também patrocinou a vinda ao Brasil das cartas do padre José de Anchieta, guardadas no Vaticano.
Segundo Lomônaco, a carta de Anchieta indica que o poço ficava próximo ao claustro, que, por sua vez, era perto do local onde, hoje, funciona o café do museu.
(AMARÍLIS LAGE)


Texto Anterior: Três homens tentam invadir quartel
Próximo Texto: Malhação alternativa: Esportistas dispensam sol em parque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.