São Paulo, domingo, 11 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com 138 m de altura, ponte estaiada é aberta

Ponte Octavio Frias de Oliveira liga a avenida Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo

Autoridades, empresários e políticos foram à inauguração; três grupos fizeram protestos, um dos quais contra proibição de bicicletas na nova ponte

JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
FÁBIO TAKAHASHI

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma solenidade com autoridades, empresários e políticos na manhã de ontem marcou a inauguração da ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira, que liga a avenida Jornalista Roberto Marinho à marginal Pinheiros, na zona sul de São Paulo.
O nome da ponte homenageia o empresário Octavio Frias de Oliveira, publisher da Folha, que morreu em 29 de abril de 2007 aos 94 anos.
Com 138 metros de altura, a ponte, iniciada na gestão Marta Suplicy (PT), é a maior obra do governo Gilberto Kassab (DEM). Foi concebida para desafogar o tráfego na marginal, fazer a ligação com a rodovia dos Imigrantes e se tornar um cartão-postal da cidade, ao custo final de R$ 260 milhões. A ponte foi aberta ao tráfego às 18h de ontem.
A cerimônia foi aberta por Maria Cristina Frias, que, falando pela família, lembrou a atividade empresarial de Octavio Frias de Oliveira e associou sua trajetória ao desenvolvimento econômico de SP.
"Uma ponte é sempre a promessa de um encontro, de uma reunião, de uma convergência. Nesse sentido, o batismo dessa obra é uma homenagem apropriada para quem conheceu Octavio Frias de Oliveira. Meu pai era um homem de diálogo, que gostava de aproximar as pessoas umas das outras, que gostava de promover a reunião de pontos de vista diferentes. Ele próprio foi a ponte do que muitas pessoas eram para o que viriam a ser", disse.
Kassab discursou em seguida. Falou da importância da obra, pela ligação com a Imigrantes e a redução do tráfego.
"A obra é a oportunidade de homenagear um grande brasileiro, alguém que teve uma trajetória de vida sempre com espírito público." Ele relacionou outras obras necessárias para fazer a ligação com a Imigrantes, como um túnel de 2,8 km.
Estavam na cerimônia, entre outras autoridades e empresários, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP); o ex-prefeito e deputado federal Paulo Maluf (PP-SP); o bispo da Diocese de Santo Amaro, d. Fernando Figueiredo; o padre Marcelo Rossi; José Roberto Marinho, que representou a família Marinho, das Organizações Globo; além de secretários de Estado e do município e vereadores. Abram Szajman, da Federação do Comércio do Estado de SP, representou os empresários.
Kassab entregou uma réplica da estrutura ao mestre-de-obras Abraão Daudi. O governador José Serra (PSDB) entregou outra réplica a d. Dagmar Frias de Oliveira, viúva de Octavio Frias de Oliveira.
Também estavam presentes ao evento os filhos Otavio Frias Filho, Luís Frias e Maria Helena Toledo Piza.
Ao discursar, Serra falou sobre outras obras viárias em São Paulo e lembrou de sua convivência com Frias. "[Maria] Cristina falou aqui que o seu Frias também foi ponte entre os muitos que eram e o que viriam a ser. Eu sou um deles. Para mim, seu Frias foi muito importante para a minha vida política, profissional e pessoal."
Ao final da solenidade, convidados cruzaram a ponte em vans. Também ocorreu um desfile de carros antigos.

Protestos
Enquanto autoridades discursavam, três grupos fizeram protestos. O maior deles, com cerca de 40 ciclistas, reivindicava a construção de ciclovias e reclamava da proibição de bicicletas sobre a ponte -a prefeitura alega questões de segurança para o veto.
Outras 20 pessoas cobravam a despoluição do rio Pinheiros, que exala forte cheiro de esgoto. Um grupo menor também protestava contra a retirada das favelas da av. Jornalista Roberto Marinho.
Em resposta aos manifestantes, Serra disse já ter áreas para moradias para as famílias que serão removidas. Também citou, em discurso, que o Estado está testando um sistema de flotação para reduzir a poluição do rio Pinheiros.


Texto Anterior: Contardo Calligaris será sabatinado no dia 20 de maio
Próximo Texto: Projeto único coloca nova construção em grupo com destaque internacional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.