São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil tem mais dois casos de gripe suína

Total confirmado de doentes no país sobe para oito; há mais 18 pessoas com suspeita de ter o vírus e 25 sendo monitoradas

Ministério da Saúde registra no Rio segunda ocorrência de transmissão do vírus no país; outro paciente com doença confirmada é do RS


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA SUCURSAL DO RIO
DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

O Ministério da Saúde confirmou mais dois casos da chamada gripe suína (H1N1 ou gripe A) no Brasil. Com isso, o total de confirmações passou de seis para oito. Dos dois novos casos, um é de um paciente do Rio e o outro é de uma mulher do Rio Grande do Sul.
Agora são três as vítimas da doença no Estado do Rio, e duas delas foram contaminadas no próprio país.
O primeiro caso é de um rapaz que viajou para Cancún, no México, e retornou ao Brasil em 2 de maio. Ele contraiu a doença fora do país e, antes de ser internado em setor de isolamento do Hospital do Fundão, transmitiu o vírus a um amigo.
Anteontem, a mãe da segunda vítima foi internada com os mesmos sintomas. Embora o Ministério da Saúde não tenha confirmado, existe a suspeita de que a terceira vítima seja ela.
Segundo o ministério, a terceira vítima também contraiu a doença no Brasil, e os três casos estão "fortemente vinculados".
A pasta afirma que "o novo caso está sob monitoramento, devidamente orientado, e [o doente] procurou os serviços de saúde imediatamente após ter apresentado os primeiros sintomas. Foi internado, tratado e encontra-se em quadro clínico estável". Os dois rapazes continuam internados, mas já apresentaram melhora.
Segundo o Ministério da Saúde, ao todo estão sendo acompanhadas 70 pessoas que tiveram contato com as três vítimas do Rio, mas, por enquanto, nenhuma apresentou sintomas. A contaminação de outras 40 pessoas que também tiveram contato com os doentes já foi descartada.

Rio Grande do Sul
A mulher do Rio Grande do Sul que teve a suspeita de gripe suína confirmada ontem esteve com o marido em férias por cinco países da Europa -Alemanha, República Tcheca, Hungria, Áustria e Espanha.
O nome e a cidade onde está a vítima são mantidos em sigilo. O Ministério da Saúde não divulga nenhum dado sobre os pacientes para evitar "estigma social a essas pessoas".
O casal chegou a Porto Alegre no último dia 4 em um voo vindo de Madri, com escala em Guarulhos (SP). Ao desembarcar, ela informou às autoridades que tinha dores no corpo.
Em seguida foi com o marido, de carro, para uma cidade no noroeste gaúcho, onde fez os exames que resultaram na confirmação. Segundo o secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, o marido não desenvolveu nenhum sintoma. A mulher não apresenta manifestação da gripe desde sexta.
Os outros casos confirmados anteriormente no Brasil foram de pacientes de São Paulo (2) e Minas Gerais (1), e todos eles já tiveram alta do hospital.
Há ainda 18 pessoas com suspeita de ter o vírus e mais 25 sendo monitoradas. Outras 156 suspeitas foram descartadas.


Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Balanço: OMS registra mais de 4.000 casos confirmados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.