São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guard-rail é esquecido em avenida da Indy

Dois meses depois, "restos" ainda permanecem no trecho que serviu de circuito para a corrida, no entorno do Anhembi

Avenida Olavo Fontoura segue sem sinalização de solo; governo do Estado afirmou que a obra ocorrerá até o final do mês de junho

RICARDO GALLO
DA REPORTAGEM LOCAL

Bastou a etapa da Indy terminar para a região do Anhembi (zona norte de SP) ser esquecida. Guard-rails, alambrados e blocos de concreto continuam ali -embora a corrida tenha ocorrido em 14 de março, quase dois meses atrás.
Os guard-rails são a pior parte. Espalhados por 1,1 km dos 4 km da avenida Olavo Fontoura, viraram obstáculos. Um dos trechos está diante de uma travessia de pedestres e de um semáforo, em cujo poste se lê: "Aperte o botão e aguarde". No local ficava a "Reta de Marte".
"Parece relaxo. Para atravessar, tem que contornar e andar no meio da avenida", disse o militar Willian da Rocha, 20, a caminho do trabalho, no hospital da Aeronáutica.
Exatamente naquele local, próximo ao portão 1 do Anhembi outro problema: os carros não sabem onde parar. Tudo porque não há faixa de pedestres em frente ao semáforo.

Sem sinalização
Até o início do ano havia. Mas a avenida foi parcialmente recapeada para a Indy -desde então, a faixa não foi repintada.
A ex-"Reta de Marte" carece de sinalização de solo. Pintura, apenas do lado oposto, que ficou fora do recapeamento e do circuito da corrida.
Mais adiante, perto do final da Olavo Fontoura, é possível ver blocos de concreto que serviam de suporte para os alambrados. Empilhados, estão no estacionamento do Anhembi, alguns ainda com a inscrição "SP Indy 300". Alguns alambrados continuam na margem da avenida.
Em outro ponto, entre as ruas Massinet Sorcinelli e Marechal Leitão de Carvalho, sobrou uma zebra (espécie da borda no limite da pista) vermelha e branca.
"Está tudo abandonado. No dia, veio imprensa do mundo todo, estava tudo lindo e arrumado. Aí foram embora, levaram os carros e deixaram o quintal sujo", diz a arquiteta Denyse Grandisolli, 53, frequentadora da feira de automóvel dominical do Anhembi.
Responsável pelas obras no local, a Dersa (empresa do governo do Estado) informou que a sinalização de solo deve ocorrer até o final de junho.
Embora o trecho seja de alçada municipal, a estatal executará as obras como compensação pela ampliação da marginal Tietê. O pacote inclui o recapeamento e a sinalização em Santana e na região de outras sete subprefeituras.
A empresa não respondeu sobre os guard-rails que obstruem a passagem na Olavo Fontoura. Disse que falaria sobre o assunto hoje.

FOLHA ONLINE
Veja galeria de imagens
www.folha.com.br/101306



Texto Anterior: Há 50 Anos
Próximo Texto: Saiba mais: Só parte da via foi recapeada para a corrida
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.