São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EDUCAÇÃO

Reitor da UFSCar pede desculpas aos estudantes de medicina

VERIDIANA RIBEIRO
ENVIADA ESPECIAL A SÃO CARLOS

O reitor da Universidade Federal de São Carlos, Targino de Araújo Filho, pediu desculpas ontem aos alunos de medicina. Na última sexta, ele havia sugerido a estudantes revoltados com a falta de aulas práticas que fossem para uma faculdade privada.
Em texto divulgado no site oficial da UFSCar, o reitor afirmou que suas palavras foram descontextualizadas.
Conforme publicou a Folha no sábado, Araújo Filho fez a sugestão ao ser pressionado por um grupo de estudantes de medicina que protestavam contra a suspensão das aulas do 5º ano. A um deles o reitor disse: "Você tem opção: troque de escola".
Ontem, o reitor afirmou que sua frase foi infeliz. "Eu me desculpei por, naquele momento, no calor daquela discussão, ter usado uma frase que foi infeliz e que foi descontextualizada, infelizmente, pela imprensa."
Atualmente, 33 alunos da primeira turma de medicina da universidade, que cursam o penúltimo ano, estão sem aulas porque não há, em São Carlos, um hospital adequado e disponível para o internato, período de estágio hospitalar obrigatório.
Ontem, o reitor disse negociar com quatro hospitais de outras cidades para viabilizar a volta do internato.
De março a abril, os alunos do 5º ano estagiaram em clínica médica no pronto-atendimento do Hospital-Escola e em cirurgia na Santa Casa de São Carlos.
No Hospital-Escola, não havia médicos suficientes para acompanhar os alunos. Na Santa Casa, os médicos que faziam o papel de preceptores não receberam o extra prometido pela prefeitura, e o convênio acabou.


Texto Anterior: Saiba mais: Só parte da via foi recapeada para a corrida
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.