São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

WALDEMIRO LEMKE (1924-2010)

O maestro campeão dos bailes de formatura

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Os tapinhas na perna eram tão constantes que a família de Waldemiro Lemke achava que ele vivia nervoso. Não era: Waldemiro tinha sempre uma música na cabeça.
Nascido em Joinville (SC), numa família de músicos, ele aprendeu ainda garoto a tocar violino. Morou em Blumenau (SC), onde conheceu a mulher, Ingeborg, e depois em Santos (SP). Lá, tocou num cassino da Ilha Porchat.
Quando se mudou para SP, Waldemiro assumiu o contrabaixo num grupo de jazz.
Trabalhou nas TVs Paulista, Excelsior e Cultura, foi jurado num programa da rádio Nacional apresentado pela Hebe, e aí se tornou maestro.
Nos anos 60 e 70, teve a Waldemiro Lemke Coral e Cordas, uma orquestra de baile com mais de 30 integrantes que se apresentava por SP, Minas e Paraná.
Brincava que era o campeão das formaturas. Mas quando elas foram tomadas pelas aparelhagens eletrônicas, a orquestra se desfez.
A partir daí, trabalhou para a Copacabana Discos, fazendo arranjos para Jair Rodrigues, Chitãozinho & Chororó, Zezé Di Camargo & Luciano, entre muitos outros.
Em seu último dia, já com sequelas de um AVC (acidente vascular cerebral), segurou a mão do filho, Taza, e fez que tocava piano nela. O filho, músico, vai gravar um disco em homenagem ao pai.
Ele morreu na quinta, aos 85, de insuficiência respiratória. Deixa viúva, dois filhos, dois netos e um bisneto, que está aprendendo flauta.

coluna.obituario@uol.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Inscrição em federal via Enem será em junho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.