São Paulo, sexta-feira, 11 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Opções de lazer, passeio e aventura na capital ou a até 150 km dela oferecem de praia deserta a fauna e flora diversificadas

Trilhas mostram o lado verde de São Paulo

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

Paulistanos dizem sem pestanejar que São Paulo é cinza, a cor do céu poluído e do concreto dos prédios. Mas basta subir alguns andares e pela janela descobrir o verde que envolve a cidade.
Há uma natureza exuberante em um raio de no máximo 150 km da capital paulista. E até dentro do município, como na região da Cantareira, na zona norte.
São trilhas que cortam montanhas, praias desertas e reservas ecológicas com fauna e flora bastante diversificadas, boas opções para o feriado de Corpus Christi. Mesmo que seja só por um dia.
Há outra vantagem: a maioria delas não requer ajuda de guias.
As 13 trilhas sugeridas no quadro abaixo foram percorridas diversas vezes pelo fotógrafo Eduardo Azevedo e pelo biólogo Marcelo Oliveira, que estão lançando o livro "Verde Perto" e uma exposição com as fotos da publicação.
Em suas andanças, eles descobriram uma praia deserta a duas horas de carro da capital, na reserva ecológica da Juréia, litoral sul. Em Cubatão, cidade litorânea famosa pelo ar poluído, encontraram um mangue repleto de guarás, gaviões e águias.
Para quem não pretende perder tempo viajando, a melhor opção são as trilhas da Cantareira, que oferecem belas vistas panorâmicas da cidade e passeios na densa floresta entre bugios, preguiças e macacos-pregos.
"A menos de uma hora de carro é possível entrar numa floresta pertinho de Jundiaí com mais de 900 espécies de borboleta. Algumas raras", diz Azevedo, engenheiro metalúrgico que há cinco anos trocou a calculadora pela máquina fotográfica.
No interior, em Itu (a 85 km da capital), uma visita aos paredões de pedra do parque do Varvito revela evidências geológicas de que a América do Sul esteve coberta de gelo há 545 milhões de anos.
Há também passeios que contam a história do Brasil. Nas proximidades de Sorocaba, é possível caminhar pelas ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ipanema, a primeira fundição de ferro do país -construída em 1818.
Foi nessa região que, em 1552, o português Afonso Sardinha saiu em busca de metal nas serras do interior do Estado, então a região mais pobre do Brasil, com menos de 2.000 habitantes. De sua empreitada restaram as forjas catalãs, tombadas como patrimônio histórico no sítio arqueológico de Araçoiaba da Serra.
Na praia Branca, no Guarujá, está localizado o Forte de São Tiago, o mais antigo do país. Erguido em 1532 com madeira, somente 15 anos depois a construção recebeu muros de alvenaria para proteger a costa de piratas e os colonizadores dos índios tamoios.

Recomendações
Não é preciso ter fôlego de atleta para fazer trilhas convencionais, como as sugeridas abaixo. Se você não se exercita regularmente, basta seguir certas recomendações:
* Evitar caminhar nos horários mais quentes (das 11h às 15h);
* Beber água regularmente para evitar desidratação;
* Usar roupas confortáveis e um calçado apropriado.
As trilhas selecionadas são consideradas fáceis, sem ladeiras íngremes ou terrenos acidentados. Mas podem fazer suar e até queimar quilinhos indesejáveis.
A perda de peso varia de acordo com a massa corporal de cada um. Pelos cálculos da nutricionista Fabiana Beatriz Fonseca, do Grupo de Nutrição Humana da Universidade de São Paulo, um homem de 70 kg pode perder cerca de 340 calorias (o equivalente a um bife de 120 g) em uma hora de caminhada. Uma mulher de 50 kg, cerca de 245 calorias -ou uma musse de chocolate de 75 g.


Exposição das fotos do livro "Verde Perto". Autores: Eduardo Azevedo e Marcelo Oliveira. Onde: Sesc Pompéia, rua Clélia, 93, São Paulo. Quando: de terça a domingo, das 9h às 20h, até o dia 20, com entrada franca


Texto Anterior: Acidente: Bombeiros retiram carro do rio Tietê e encontram corpo de idosa
Próximo Texto: Presídios: Polícia descobre central clandestina de rádio no complexo do Alemão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.