São Paulo, sábado, 11 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Emissão de passaportes tem horário ampliado

Agora, PF vai prestar o serviço das 7h às 21h

AFONSO BENITES
DE SÃO PAULO

O aumento da procura pela emissão de passaportes, forçou a Polícia Federal em São Paulo a ampliar em duas horas o horário de funcionamento de seus postos de atendimento. Agora, os locais estão abertos das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira.
O objetivo é reduzir o tempo que os interessados em obter o novo passaporte esperavam . Antes do novo horário, em vigor há 15 dias, o cidadão chegava a aguardar de 85 a 90 dias para ser atendido em São Paulo.
Hoje, o tempo de espera reduziu pouco: de 70 a 88 dias, conforme o posto escolhido.
"Nossa ideia é diminuir mais", diz o responsável pelo setor de passaportes, o delegado Diógenes de Souza.
A alta demanda, na avaliação do delegado e do diretor para assuntos internacionais da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens), Leonel Rossi Júnior, se deve à melhoria da condição econômica e à valorização da moeda nacional.
"Temos uma nova classe média que antes nunca tinha tirado passaporte e agora faz viagem internacional. Até na baixa temporada temos procura igual à da alta temporada", diz o delegado Souza.
Mensalmente, são emitidos cerca de 35 mil passaportes na cidade. Há dois anos, era menos da metade disso, aproximadamente 14,5 mil.
Para a Abav, o aumento da fila e a demora no atendimento demonstram um despreparo da União.
"Mesmo com esse aumento, o governo federal deveria se preparar melhor", critica Rossi Júnior. Segundo ele, problema similar acontece na PF do Rio de Janeiro.

JEITINHO
Cansados de esperar na fila, diversos paulistanos buscam vagas em postos de outras cidades do Estado.
"Vou viajar em julho e não estava conseguindo uma vaga para ser atendida na capital. Consegui agendar para Campinas e, em 15 dias, fui atendido", disse o estudante Elton Freitas, 25.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.