São Paulo, domingo, 11 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Obesidade em criança traz problema

JULIO ABRAMCZYK

Nos últimos anos vem sendo detectado um significativo aumento na incidência do diabetes tipo 2 em crianças e em adolescentes, segundo médicos da Federação Internacional de Diabetes. Este tipo de diabetes, acrescentam, está relacionado não só a fatores genéticos mas também a erros alimentares e vida sedentária, que levam à obesidade.
Para a Federação Internacional de Diabetes, o sobrepeso em crianças e em adolescentes usualmente é provocado pela ausência de atividade física e regime alimentar rico em calorias e pouco saudável. A combinação desses fatores com um padrão familiar genético provoca obesidade.
Levantamento feito nos EUA em 1999 mostrou que 13% das crianças de entre 6 e 11 anos e 14% dos adolescentes entre 12 e 19 tinham sobrepeso. A manutenção do padrão de inatividade física e erro alimentar mostrou que o sobrepeso e a obesidade atingem entre 30% a 35% das pessoas com idade abaixo dos 30 anos.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia programou para 7 e 8 de agosto, no Costão do Santinho, em Florianópolis, um Simpósio Internacional de Arteriosclerose na Infância e Adolescência.
Serão abordados novos conceitos na prevenção do diabetes e em diagnóstico e tratamento da hipercolesterolemia genética (aumento do colesterol no sangue) na infância e na adolescência.


E-mail - julio@uol.com.br


Texto Anterior: Idade aumenta a disfunção
Próximo Texto: Viagra: Medicamento melhora hipertensão pulmonar
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.