São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

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Rodízio em SP volta amanhã, com multa

Kassab queria manter suspensão até sexta; prefeitura sustentava haver menos carros na cidade em julho, mês de férias

Altos índices de lentidão registrados desde a semana passada fizeram o prefeito mudar de idéia e antecipar a volta do rodízio na capital

EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

RAFAEL TARGINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O rodízio municipal de veículos em São Paulo volta a vigorar amanhã, após dez dias de suspensão, já com aplicação de multas. A decisão foi anunciada ontem à noite pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).
A previsão era que o rodízio ficasse suspenso, em caráter experimental, até sexta-feira e só voltasse a vigorar na segunda. O teste foi pedido por Kassab, que, ao contrário do que apontavam as simulações da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), tinha a intenção de suspender o rodízio sempre no mês de julho.
Porém, os grandes congestionamentos da semana passada -a sexta-feira teve o maior trânsito dos últimos 14 meses- levaram Kassab a admitir a volta do rodízio antes do previsto.
Mesmo assim, o prefeito ainda insistiu em manter o teste até hoje. Ontem, novamente, a lentidão superou a média. Foi maior, inclusive, que os congestionamentos da terça-feira da semana passada, quando o rodízio já estava suspenso.
A insistência de Kassab o colocou em confronto direto com técnicos da CET, que queriam o fim imediato da experiência. Ontem, o prefeito cedeu. Porém, a decisão foi de retomar o rodízio amanhã porque a prefeitura avaliou que seria arriscado para a imagem do governo voltar a cobrar multas hoje sem uma divulgação adequada, já que o anúncio só foi feito no início da noite.
"O resultado se mostrou extremamente importante para a gestão do trânsito. Hoje, temos a convicção da importância do rodízio na cidade de São Paulo. As dúvidas estão dirimidas por conta desse período que foi analisado, em caráter experimental", disse Kassab.
Com a decisão, na quinta ficam proibidos de circular veículos de placas com finais 7 e 8. A restrição vale das 7h às 10h e das 17h às 20h.
O argumento usado pela prefeitura para adotar a suspensão foi que, neste mês, por causa das férias escolares, muitos carros deixam a cidade.
O vereador Chico Macena (PT), que presidiu a CET na gestão da ex-prefeita Marta Suplicy (PT), disse que o resultado da experiência já era esperado. "A CET já tinha estudos sobre isso, tinha a série histórica. Todo mundo já está acostumado com o rodízio, mas ninguém se acostuma com 150 km de congestionamento."
O também vereador Ricardo Teixeira (PSDB), ex-gerente de Operações da CET e ex-diretor de Operações do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), defendeu a experiência de Kassab, mas concordou que o resultado foi ruim.
"Foi um teste que mostrou que precisamos de medidas urgentes no trânsito, senão vamos ficar parados", afirmou.
Luiz Célio Bottura, consultor em engenharia urbana, defendeu o teste, mas criticou a forma com que ele foi adotado. "[A suspensão do rodízio] foi meio atabalhoada. Não foi anunciado com a antecedência devida, mas engenharia é experimento. A suspensão foi justificada."


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