São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAO YIN MING (1950-2009)

Um mestre chinês que trabalhou a energia vital

ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 1988, mestre Cao Yin Ming veio ao Brasil. Trazia na bagagem tudo o que aprendera sobre um método conhecido como qi jong na China. Aqui, essa técnica milenar baseada em exercícios suaves e posições que trabalham com a energia vital do corpo ganhou o nome de chi kung e inclui ainda atividades de meditação e respiração.
Cao Yin Ming foi um especialista no assunto, tendo adaptado o método às especificidades brasileiras, como conta a mulher, Dai Ling, que o conheceu ainda na China. Surgiu assim, em SP, o Instituto de Acupuntura e Cultura Chinesa, onde ele orientava mais de cem alunos.
Seu sonho, lembra a mulher, era ser tenor. Aficionado por óperas, cantava "muitíssimo bem". Um belo dia, descobriu que os exercícios propostos pelo chi kung poderiam melhorar o seu desempenho vocal. Decidiu, então, estudar e se aprofundar no tema. Não foi cantor profissional, como sonhava, mas se apresentava para os amigos.
O Brasil apareceu no seu caminho por causa da irmã, que para cá se mudou há muitos anos. Foi numa visita feita a ela que ele se encantou pelo país e decidiu se mudar. No começo, contava com a ajuda de intérpretes e amigos para se comunicar. Ultimamente, afirma a mulher, já falava bem o português.
Morreu quarta-feira, aos 59 anos, em decorrência de um câncer de fígado. Deixa viúva, duas filhas e muitos discípulos, sendo que alguns já o tinham como mestre havia mais de dez anos.

obituario@grupofolha.com.br


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Indústria faz em bares "blitz" a favor do fumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.