São Paulo, sábado, 11 de julho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Kassab admite liberar mototáxis em SP

Prefeito chegou a dar sugestões ao vereador que faz projeto para regulamentar a atividade fora do centro expandido

Senado aprovou a profissão de mototaxista; medida é criticada por especialistas em trânsito e até por secretários municipais


EVANDRO SPINELLI
ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito Gilberto Kassab (DEM) admitiu ontem a possibilidade de regulamentar a atividade dos mototáxis em São Paulo. Afirmou, inclusive, que já deu sugestões para aperfeiçoar um projeto de implantação em áreas restritas da cidade -e que deve tramitar na Câmara por iniciativa do vereador Ricardo Teixeira (PSDB).
Esse serviço de transporte é condenado por especialistas devido aos riscos à segurança viária e criticado publicamente por secretários de Kassab -no país, 19 motociclistas morrem por dia em acidentes.
Hoje, a atividade é irregular em São Paulo, mas já há quem faça esses serviços e se ofereça até pela internet.
Técnicos temem a expansão dos mototáxis por conta de um projeto aprovado pelo Senado para regulamentar a profissão.
A proposta transfere para os municípios a decisão de autorizar ou não a atividade, mas fornece aval federal.
Para entrar em vigor, depende de sanção do presidente Lula (PT). Depois, a Câmara de cada cidade tem de aprovar a sua regulamentação.
"Eu já manifestei em algumas oportunidades no sentido de fazermos aqui na cidade de São Paulo uma regulamentação bem específica, até porque precisamos preservar a segurança das pessoas e dos próprios proprietários de um eventual mototáxi", afirmou ontem Kassab.
O prefeito disse ter dado sugestões e "liberdade" a Ricardo Teixeira, que está preparando um projeto de lei para legalizar a atividade fora do centro expandido. "Foi sugestão minha que colocasse no projeto de sua iniciativa a necessidade de implantação dos chips nas motos para que a gente possa definir áreas onde eventualmente poderiam ser permitidos os mototáxis", afirmou Kassab.
Teixeira disse que a sugestão visa fiscalizar os serviços, mas que Kassab não tomou posição.
O secretário dos Transportes, Alexandre de Moraes, declarou dias atrás que a atividade dos mototáxis "é um perigo enorme para um município como São Paulo". Ontem, dois secretários de Kassab -Alexandre Schneider (Educação) e Andrea Matarazzo (Subprefeituras)- se manifestaram contra os mototáxis pelo site Twitter.
"A sensação é que estamos copiando os asiáticos em relação à legislação de motocicletas. Um caos", escreveu Matarazzo. "Sandice", postou Schneider.


Texto Anterior: Pinheiros e Butantã terão hoje Operação Cata-Bagulho
Próximo Texto: Suplicy diz ter usado serviço irregular em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.