São Paulo, domingo, 11 de julho de 2010

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Autoescolas fraudam aulas noturnas

Em vigor há quase 2 meses, exigência de dar 20% do treino de direção à noite é burlada com facilidade em SP

Relógio de computador é alterado para "driblar" sistema; aluno fornece impressão digital, mas não vai para as ruas


Daniel Marenco/Folhapress
Motocicletas cobertas dentro do parque Ibirapuera, em São Paulo, que não está recebendo aulas noturnas de direção

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

No papel, a intenção de preparar os futuros condutores para dirigir em condições adversas pode parecer boa.
Na prática, a exigência das aulas noturnas ao volante, em vigor há quase dois meses, é descumprida com facilidade para tirar a carteira de habilitação em São Paulo.
Insatisfeitas com a necessidade de manter as portas abertas por mais tempo e com os riscos de assalto, autoescolas já adotam artifícios para fraudar a obrigação de fornecer 20% do treinamento entre as 18h30 e as 22h. Às vezes, dizem ao aluno até que a medida não começou a valer.
A comprovação de que um candidato à CNH cumpriu a carga horária ocorre por meio da impressão digital que ele insere a cada aula.
Na realidade, três artimanhas para driblar as regras foram relatadas à Folha.
Uma delas envolve uma alteração rudimentar no relógio do computador da autoescola para "enganar" a vigilância do sistema. Daí, uma aula durante a tarde é registrada como se fosse noite.
Outra é a possibilidade de recolher a impressão digital, mas sem fazer treinamento algum. Ou então, de realizar só uma aula, mas contabilizar até três por dia -número máximo aceito pelo Detran.
A exigência de fazer 1/5 das aulas à noite foi oficializada pelo Conselho Nacional de Trânsito em maio. O índice de acidentes é maior no escuro, quando a pouca iluminação afeta a visibilidade.
Em São Paulo, as autoescolas se queixavam do horário noturno das 20h às 23h30 fixado inicialmente pelo Detran. Neste mês, foram autorizadas a adiantá-lo em uma hora e meia. Não bastou para garantir a obediência à regra.

VISITA SURPRESA
Sem se identificar como jornalista, a Folha visitou na semana passada dez autoescolas das zonas oeste e central. Em oito, recebeu a garantia dos funcionários de que não precisaria fazer as aulas noturnas para a CNH.
"Vamos dar aula de dia e assinar à noite para os alunos. Instrutor nenhum quer dar aula [de moto] lá [no Ibirapuera] às 18h30. É um lugar perigoso", disse a funcionária da autoescola Maria Antônia, de Higienópolis.
"Você só quer a carteira mesmo, né? A gente só pega a digital. Não precisa fazer aula", admitiu a atendente da autoescola Higienópolis.
A autoescola Legal, em Pinheiros, disse que "é proibido dar aula à noite" de moto. "A aula noturna foi revogada", justificou um atendente da Novo Estilo, do Butantã.
Discurso semelhante ao da Guerra, de Perdizes. "Por enquanto não está implantado. Não tem como controlarem."
Na R5 da Lapa, a funcionária dizia não ser possível ter aula noturna para adicionar a categoria de moto à CNH de carro. "Só das 8h às 17h."
A Universitária Auto Moto Escola, do Butantã, também negava a exigência, mas admitia a possibilidade de alterar a hora no relógio do computador e registrar uma aula noturna a partir das 17h30.
"A [aula] teórica tem webcam [câmera de monitoramento]. Não dá para burlar. Agora, a [aula] prática não tem nada, só a digital", disse.
Na Kativa, em Pinheiros, só havia aula à noite para carro. "Tem aula que começa às 17h10 e vai até as 18h40. Dá pra contar como noturna. Porque termina à noite."


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