São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reitor diz que projeto vai ser reavaliado

Discussão sobre mudanças em programa de inclusão para estudantes da rede pública deve começar neste mês

Pró-reitora de graduação afirma que a universidade trabalha para ter mais alunos vindos da rede pública

DE SÃO PAULO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O reitor da USP, João Grandino Rodas, afirmou que reavaliará o projeto de inclusão social (Inclusp), que atualmente oferece bônus para estudantes da rede pública, entre outras medidas.
A discussão será iniciada no próximo Conselho Universitário (órgão máximo da universidade), que deverá acontecer ainda neste mês.
Rodas disse que pretende levar a discussão também a outras instâncias e unidades da instituição.
"Queremos ouvir que tipo de inclusão a USP quer fazer, se mantém ou não o programa. Com base em consensos, mínimos ou máximos, vamos fazer um projeto", afirmou o reitor à Folha.
Qualquer mudança no processo seletivo, no entanto, só poderá ser feita no vestibular para ingresso em 2012, pois o edital para o de 2011 já foi publicado.
Rodas não quis comentar os dados que apontam a queda na proporção de egressos da rede pública entre os aprovados na instituição.
Segundo o reitor, isso poderia interferir nas discussões sobre o programa.

META
O Inclusp foi lançado pela antecessora de Rodas, Suely Vilela. A antiga gestão fixou como meta que 30% dos aprovados seriam de escolas públicas. O patamar foi atingido apenas no ano passado.
A atual pró-reitora de graduação, Telma Zorn, afirma que não trabalha mais com a meta numérica.
"O que queremos é manter o nível de ensino da USP. Nos acham elitista, mas essa não é uma imagem verdadeira. Qualidade não é sinônimo de elitismo", afirma.
Zorn afirma, porém, que a universidade trabalha para que haja mais alunos da rede pública entre os aprovados. (FÁBIO TAKAHASHI E ANDRESSA TAFFAREL)


Texto Anterior: Cai nº de alunos de escola pública na USP
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.