São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DESENVOLVIMENTO

Segundo brasileiros, o atendimento à saúde é demorado

DE BRASÍLIA - Mais da metade dos brasileiros considera demorado o atendimento à saúde. O dado está em relatório do Pnud, programa da ONU para o desenvolvimento.
O objetivo foi descobrir a percepção dos brasileiros sobre o respeito a valores em saúde, educação e trabalho. A partir dos dados dessas dimensões, a conclusão é que o IVH (Índice de Valores Humanos) do Brasil equivale a 0,59, em uma escala de 0 a 1.
Saúde é a mais mal avaliada, com 0,45; trabalho, a melhor: 0,79. Educação teve 0,54.
O Norte tem o pior IVH (0,50): 67% das pessoas consideram o atendimento demorado e 45% acham "muito difícil" a linguagem dos profissionais de saúde.
O Ministério da Saúde minimizou os resultados. Em nota, disse que o IVH não avalia políticas públicas, pois não diferencia serviços públicos e privados; que os índices não são comparáveis e que as perguntas são "reducionistas", uma vez que não medem outros aspectos importantes, como a qualidade do atendimento.


Texto Anterior: Cartilha alerta para doença em crianças
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.