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DESENVOLVIMENTO
Segundo brasileiros, o atendimento à saúde é demorado
DE BRASÍLIA - Mais da metade
dos brasileiros considera demorado o atendimento à saúde. O dado está em relatório do
Pnud, programa da ONU para
o desenvolvimento.
O objetivo foi descobrir a
percepção dos brasileiros sobre o respeito a valores em
saúde, educação e trabalho. A
partir dos dados dessas dimensões, a conclusão é que o
IVH (Índice de Valores Humanos) do Brasil equivale a 0,59,
em uma escala de 0 a 1.
Saúde é a mais mal avaliada, com 0,45; trabalho, a melhor: 0,79. Educação teve 0,54.
O Norte tem o pior IVH
(0,50): 67% das pessoas consideram o atendimento demorado e 45% acham "muito difícil" a linguagem dos profissionais de saúde.
O Ministério da Saúde minimizou os resultados. Em nota,
disse que o IVH não avalia políticas públicas, pois não diferencia serviços públicos e privados; que os índices não são
comparáveis e que as perguntas são "reducionistas", uma
vez que não medem outros aspectos importantes, como a
qualidade do atendimento.
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