São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Reynaldo Gianecchini divulga ter câncer

O ator, de 38 anos, descobriu tumor linfático ao tratar infecção e alergia

Novos exames ainda serão feitos para determinar tratamento; em comunicado, ele se diz "pronto para a luta"


DE SÃO PAULO

O ator Reynaldo Gianecchini, 38, divulgou um comunicado na tarde de ontem, no qual afirmou ter câncer nos gânglios linfáticos. Na nota, o ator disse estar "pronto para a luta".
O linfoma, do tipo não-Hodgkin, foi diagnosticado após o ator se internar no hospital Sírio-Libanês (região central de São Paulo), para identificar a causa de uma reação infecciosa na perna e de uma outra reação, essa alérgica.
Ele havia sido operado há cerca de um mês, de uma hérnia inguinal, no mesmo hospital. As reações surgiram após o procedimento, levando à atual internação.
Como os gânglios não diminuíam, os médicos decidiram investigar mais a fundo, detectando o câncer.

SISTEMA DE DEFESA
O sistema linfático se compõe de tecidos e órgãos responsáveis pelas respostas imunológicas do organismo, entre eles os linfócitos, células de defesa.
Os gânglios linfáticos, ou linfonodos, localizados no pescoço, axilas, abdômen e virilha, abrigam os linfócitos.
Os linfomas se originam a partir de mutações genéticas nos linfócitos e se dividem em linfoma de Hodgkin e não-Hodgkin. O segundo grupo abrange mais de 20 tipos de tumores e foi o mesmo que manifestou Dilma Roussef em 2009.
O surgimento da doença está associado a fatores de risco variados, como exposição a pesticidas e altas doses de radiação. O tratamento pode envolver tanto quimioterapia como radioterapia.
Na nota que divulgou ontem, Gianecchini disse que passa por novos exames "para a especificação adequada [do tipo de linfoma]".
Após ter vivido o vilão Fred, na novela "Passione", da Globo, Gianecchini vinha se dedicando ao teatro, como protagonista da peça "Cruel", que ficaria em cartaz até outubro em São Paulo. Diante do diagnóstico, a temporada foi suspensa.


Texto Anterior: Ministro da Saúde defende internação "compulsória"
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.