São Paulo, terça-feira, 11 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sob pressão, Kassab anuncia hoje saída da secretária da Saúde

Maria Aparecida Orsini, a terceira titular da pasta na gestão Serra/Kassab, será substituída no cargo pelo secretário de Gestão, Januario Montone

DA REPORTAGEM LOCAL

Sob pressão dos aliados - especialmente no governo do Estado - e insatisfeito com o ritmo das obras no setor, o prefeito Gilberto Kassab (DEM) anuncia hoje a exoneração da secretária da Saúde, Maria Aparecida Orsini.
Terceira titular da Saúde do governo Serra/Kassab, ela será substituída pelo secretário de Gestão, Januario Montone. A vaga de Montone deve ser ocupada por sua adjunta, Márcia Regina Ungaretti.
Segundo aliados de Kassab, Orsini era alvo de críticas da equipe do secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas, principalmente em relação à agilidade na celebração de convênios para a instalação de AMAs (assistências médicas ambulatoriais), espécies de pequenos prontos-socorros.
Outra medida para agilizar as ações na saúde foi a transferência da responsabilidade pelas obras de novas unidades de saúde para a Secretaria de Infra-Estrutura Urbana e Obras. Mas a medida não seria suficiente para aplacar as queixas do governo do Estado.
Orsini teria sido muito cobrada na última reunião de trabalho com o governador José Serra, Barradas e Kassab. Periodicamente, o grupo se reunia para discutir política para o setor. A última teria sido dura.
A secretária também manifestava descontentamento com as pressões. Na última reunião do secretariado municipal, na semana passada, ela revelou a colegas que estava se sentindo desconfortável no cargo.
A Folha tentou ontem à noite, sem sucesso, ouvir Orsini.
A troca era tida como questão de tempo no primeiro escalão do governo municipal, mas secretários ouvidos ontem pela Folha revelaram surpresa com a rapidez com que foi definida.
Kassab estabeleceu a área da saúde como uma de suas três prioridades -as outras são educação e combate à poluição.

Anúncio
Ontem, Orsini participou do lançamento de um programa que ela ajudou a elaborar em conjunto com a Secretaria da Educação de avaliação médica dos alunos da rede municipal. Hoje pela manhã, Kassab fará uma visita a uma unidade de saúde no Tatuapé, na zona leste, onde a troca será anunciada.
Montone é homem de confiança de Serra, com quem trabalhou no Ministério da Saúde. Por indicação de Serra, foi o primeiro presidente da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), criada justamente durante a passagem do tucano pelo ministério.
A Secretaria de Gestão é estratégica na prefeitura. Apesar de não ter peso político, pois não lida diretamente com ações que trazem visibilidade ao governo, cuida de contratos milionários, como a merenda escolar, e é a responsável pelas negociações com os servidores.
Atualmente, a pasta está envolvida com a elaboração de reformulação da estrutura administrativa da prefeitura, inclusive dos cargos de confiança.
A efetivação de Márcia Ungaretti na pasta de Gestão demonstra a intenção de Kassab de manter a atual linha administrativa. Ela foi chefe-de-gabinete de Montone na ANS.
(CÁTIA SEABRA E EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Merendeiras dizem receber prêmio para racionar comida em escolas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.