São Paulo, sexta-feira, 11 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CLIMA

Dia foi o mais quente do ano, com 35,7ºC; previsão do Inmet é de mais calor

SP registra temperatura recorde

DA REDAÇÃO
DAS REGIONAIS

A cidade de São Paulo teve ontem o dia mais quente deste ano, com 35,7ºC. A temperatura foi também a mais alta registrada no mês de outubro desde 1943, de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Para o Inmet, a tendência é a temperatura elevar-se ainda mais nos próximos dias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, chegando a 40C em locais como o norte de São Paulo e o oeste da Bahia.
Campinas registrou anteontem a temperatura mais alta nos últimos oito anos, de 36,8ºC. Ontem, a máxima chegou à casa dos 36,4ºC, às 15h, enquanto a mínima foi de 20,3ºC.

Próximos meses
As temperaturas previstas para os próximos três meses no Estado de São Paulo devem ser superiores às médias registradas nos últimos 30 anos no período.
A informação é baseada nas previsões divulgadas ontem pelo Cptec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos).
De acordo com o Cptec de Cachoeira Paulista, nas últimas três décadas os termômetros do Estado apresentaram médias de cerca de 20ºC, mas até dezembro a temperatura deve ser 3ºC acima da média histórica.
Segundo Marcelo Henrique Selucci, meteorologista do centro, o aquecimento está indiretamente relacionado ao El Niño, que dificulta a chegada de frentes frias, vindas principalmente da Argentina, até o Sudeste.
Isso também seria a causa das chuvas abaixo do normal. Segundo o Cptec, desde o último dia 25 não ocorrem chuvas constantes na região Sudeste.
Já no Vale do Paraíba e no litoral norte, os próximos meses terão temperaturas mais amenas que as dos últimos dias, segundo o centro. A máxima no vale ontem foi de 35,8ºC em Cachoeira Paulista.


Texto Anterior: Limpeza ganha reforço de novos equipamentos
Próximo Texto: Panorâmica - Terapia municipal: Psicodrama discute relação com o país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.