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Mudança em trecho divide especialistas
DA REPORTAGEM LOCAL
Especialistas se dividem sobre a criação da faixa adicional
na 23 de Maio. Ivan Whately,
conselheiro do Instituto de Engenharia, e Luís Antônio Seraphim, consultor em trânsito
que já trabalhou na CET, aprovaram a alteração sob a alegação de que ela deve aumentar a
capacidade da via e reduzir as
fatalidades, porque as motos
terão de reduzir a velocidade.
"A via não foi feita só para as
motos. A maioria é que tem de
desfrutar das vantagens", diz
Whately, para quem, no entanto, deveria haver maior limitação à presença desses veículos.
Seraphim, que já fez projetos
para a CET criar na 23 de Maio
uma faixa exclusiva de motos,
reconhece a tendência de
maior conflito com os carros
-porém com menor gravidade. "Vai haver mais incidentes,
mais atrito, mais batida no retrovisor, e menos acidentes
graves", diz. Ele acredita que as
motos farão novas rotas.
Marcelo Rosemberg, diretor
do sindicato de empresas de arquitetura e engenharia consultiva, discorda. "São remendos
que não dão certo. Quando estreita a faixa, diminui a velocidade dos carros. É instintivo.
Não vai melhorar a fluidez."
"Os conflitos aumentam.
Quem hoje está de carro na esquerda e cruza três faixas para
entrar à direta, terá que cruzar
quatro", diz Rosemberg.
(AI)
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