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Jaú implanta sistema eletrônico em ônibus para auxiliar cegos
Aparelho avisa motorista onde o deficiente visual vai embarcar
VITOR SION
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
A cidade de Jaú (287 km de
SP) é a primeira do Brasil a
implementar sinalização eletrônica para facilitar o uso do
transporte público por deficientes visuais.
Os ônibus municipais já
estão equipados com o sistema que permite a comunicação entre motorista e usuário. Até o final do mês, todos
os motoristas serão treinados
para usar o aparelho, chamado de DPS2000.
O método é simples: o deficiente visual carrega um aparelho do tamanho de um celular que emite ondas de baixa frequência -semelhantes
às de rádio- a uma distância
de até 100 m.
Quando o usuário seleciona no aparelho a linha de
ônibus que vai usar, o motorista recebe sinais luminosos
e sonoros para parar no ponto seguinte. Para que a pessoa não embarque no ônibus
errado, o receptor de sinal informa o número da linha.
A prefeitura testou o sistema entre junho e julho, com
três linhas de ônibus e dois
cegos. Um deles é Tiago de
Souza, 20, que ficou satisfeito com a acessibilidade.
"São apenas três comandos: para cima, para baixo e
enter. Eu mesmo programo a
linha que preciso pegar em
cada dia, não tenho do que
reclamar", afirmou.
A prefeitura vai atender
gratuitamente 50 deficientes
visuais com o aparelho. Os
demais usuários terão de pagar R$ 250 pelo transmissor.
Segundo o gerente da Secretaria de Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Jaú, Estevam Rogério
da Silva, o projeto, que custou R$ 40 mil, vai priorizar os
passageiros mais pobres.
O último censo do IBGE,
em 2000, mostrava que 6,9%
dos cerca de 120 mil habitantes de Jaú eram deficientes
visuais. Além deles, os analfabetos também serão beneficiados, já que poderão ouvir qual é a linha do ônibus
quando estiverem no ponto.
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