São Paulo, quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rua no Bom Retiro fica alagada por mais de 11 h

Segundo morador da Barra do Tibaji, água da chuva atingiu 40 cm de altura

Bocas de lobo na via tinham terra e outros objetos; prefeitura diz que faz obra no local para resolver problema

WELLINGTON ALVES
DO "AGORA"

Moradores e funcionários de empresas da rua Barra do Tibaji, no Bom Retiro (região central de São Paulo), tiveram de enfrentar um alagamento de mais de 11 horas de duração ontem.
Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), o local ficou intransitável das 2h02 até as 13h37.
A cidade registrou chuvas de 19,5 mm anteontem, sendo que o índice no Bom Retiro foi de 43,5 mm, o quarto mais alto da cidade, informou o CGE. Já ontem, entre 0h e 7h, as precipitações foram de 4,7 mm na cidade e 5,1 mm naquele bairro.
Bocas de lobo na rua tinham excesso de terra e outros objetos, como latas de refrigerante e embalagens.
Moradores da via disseram já terem visto alagamentos piores e que este atingiu somente o trecho entre a marginal Tietê e a rua Adoração.
"Limparam os bueiros na segunda-feira, porque senão seria pior", afirmou a comerciante Evelyn Bittencourt, dona de uma loja de tecidos.
O aposentado Augusto Santim Stéfano, 81, mora há 28 anos na travessa da rua Adoração com a Barra do Tibaji. Ele diz que a água subiu 40 cm, mas não entrou na casa dele por causa de um muro que construiu. "Já me acostumei. Para comprar pão só peguei as botas e fui."
Segundo o frentista Sebastião Pereira Teodósio, 45, a rua já passou por enchente de 40 horas em março deste ano. "Perdemos fregueses. Muitos passam longe daqui."
A Subprefeitura da Sé afirmou, em nota, que está fazendo o desvio da galeria da rua para evitar alagamentos.
Segundo o órgão, a obra vai solucionar os problemas.
Não informou a causa do alagamento nem a frequência de limpeza dos bueiros da rua. Também não informou o valor gasto com limpeza de bueiros neste ano.

MARGINAL
A cidade teve outros três pontos de alagamento ontem, todos transitáveis. Conforme o CGE, na marginal Tietê, altura da ponte da Casa Verde, o alagamento começou às 3h37 e se mantinha até a conclusão desta edição.
A estatal Dersa informou que o problema ocorreu devido ao entupimento de um bueiro, cuja limpeza está sendo providenciada.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Rio Grande do Sul: Temporal fere oito crianças
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.