São Paulo, sábado, 11 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Novo Enem pode ter alunos em excesso

MEC admite que pode ter chamado para refazer o exame estudantes não prejudicados na primeira aplicação

Mais de 9.500 alunos foram convidados para a prova de quarta; há quem se sinta lesado e não tenha sido chamado


DE SÃO PAULO

O Ministério da Educação admitiu ontem que pode ter chamado para refazer o Enem alunos que não foram prejudicados na primeira aplicação da prova.
Em nota, a pasta disse que "os estudantes que, por qualquer motivo, foram convidados e não tiveram problemas (...) devem simplesmente desconsiderar o convite".
O chamado, porém, abre a possibilidade para que refaçam o exame alunos que não tiveram prejuízo com os problemas da primeira prova, mas que ficaram insatisfeitos com seus desempenhos.
Há relatos de candidatos convocados sem necessidade em Santa Catarina e Espírito Santo. "Convocar quem não foi prejudicado fere a isonomia da prova", diz o defensor público André Ordacgy.
O novo exame será feito na quarta-feira. Mais de 9.500 alunos foram convidados.
A contagem inicial era de 2.800, mas o número cresceu após a reavaliação das atas das salas em que houve prova. Os alunos excedentes podem ter sido incluídos por erro nesse processo.
Quem foi convidado não precisa comparecer. Nesse caso, valerá a prova anterior.
Em princípio, seria chamado apenas o candidato que recebeu a prova amarela de sábado com erro de impressão, não recebeu novo caderno de questões e teve o caso registrado em ata.
Segundo o balanço divulgado ontem, Paraná e Santa Catarina concentram mais de 60% dos prejudicados com erros de impressão na prova.

QUEIXAS
Apesar de o número de convocações ter sido maior que o esperado, há estudantes que se sentiram lesados e reclamam que não foram chamados para a reaplicação do exame.
Marianna Cassa, 16, de Cachoeiro de Itapemirim (ES), recebeu a prova amarela defeituosa, chegou a ter seu caderno de questões trocado, mas a demora no procedimento a fez perder tempo.
Ela esperava ser chamada, mas não terá direito à nova prova. "Não recebi nenhum comunicado do MEC e, quando coloco meu CPF no site do Enem, aparece uma mensagem dizendo que eu não estou relacionada", lamenta.
O MEC afirma que ontem terminou de contatar todos os alunos que seriam convidados. Eles poderão consultar os locais da prova em http://sistemasenem2.inep.gov.br/localdeprova.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.