São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitos reeleitos mantêm parentes em cargos de confiança

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA E
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O homem mais forte do governo do prefeito de Fortaleza, Juraci Magalhães (PMDB), é Jurandi Magalhães, secretário de Ação Governamental da prefeitura. A semelhança com o nome do prefeito não é por acaso: Jurandi é sobrinho de Juraci.
Ele está na prefeitura desde a gestão passada e foi um dos comandantes da campanha eleitoral do tio à reeleição.
Além do sobrinho, Juraci mantém a irmã, Maria do Carmo Magalhães, como secretária da Administração. Ela também está no cargo desde a gestão passada.
"Qualquer administrador responsável escolhe seus auxiliares pelos critérios da competência e da confiança. Desconhece-se, até hoje, a exigência legal do exame de DNA para que um prefeito escolha os seus secretários", disse o prefeito.
Em Quixadá (a 158 km de Fortaleza), o petista Ilário Marques nomeou sua mulher, Raquel Marques, para ocupar a Secretaria de Saúde e Ação Social.
Segundo Ilário, ela é um dos nomes mais capacitados de sua administração. "Ela quase foi candidata a prefeita no meu lugar."
O prefeito de Belo Horizonte (MG), Célio de Castro (PSB), emprega a irmã, Conceição Wagner, como assessora especial da prefeitura desde 1997, ano em que assumiu o Executivo da cidade.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a idéia de Célio é manter a irmã -ainda não há definição sobre o posto- nos próximos quatro anos, já que ele foi reeleito. Conceição é formada em pedagogia e foi professora e diretora de algumas escolas públicas da cidade. Além da irmã, a ex-mulher do prefeito, Maria Castro, também trabalha na Prefeitura de Belo Horizonte, como presidente da Amas (Associação Municipal de Assistência Social).


Texto Anterior: Prefeituras pedem empréstimo para quitar os salários atrasados
Próximo Texto: São Bento do Sapucaí: oluntário ocupa primeiro escalão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.