São Paulo, segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

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TRÂNSITO

Três pistas do sentido centro-bairro foram bloqueadas da Faria Lima até a ponte; prefeitura ainda fazia mudanças ontem

Cidade Jardim também já está interditada

DA REPORTAGEM LOCAL

DO "AGORA"

A prefeitura interditou ontem de manhã as três faixas da avenida Cidade Jardim no sentido centro-bairro, da Faria Lima até a rua Franz Schubert, um pouco antes da ponte sobre a marginal Pinheiros, o que deve complicar o trânsito na região a partir de hoje. Ontem, estava tudo tranquilo.
A interdição é o primeiro passo da obra de construção de uma passagem subterrânea da Cidade Jardim sob a Faria Lima, que deve durar 11 meses. Dentro de 90 dias, serão as pistas do outro sentido que devem ficar interditadas.
Durante o dia de ontem, a prefeitura ainda instalava placas de sinalização e fazia pequenas obras na região, como a colocação de sinais, a redução de uma calçada para melhorar o trânsito e a pintura de faixas para pedestres.
A Professor Artur Ramos, paralela à Cidade Jardim, será a principal rota de desvio enquanto durar a interdição desse trecho da avenida. Nesse período, será proibido estacionar nessa rua.
Enquanto 35 técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) se empenhavam em interditar a Cidade Jardim na manhã de ontem, uma equipe da Eletropaulo trocava três postes de lugar, na esquina da rua Professor Artur Ramos com a Faria Lima.
A prefeitura teve de diminuir a calçada nessa esquina para facilitar que os carros vindos da Faria Lima entrem à direita na Professor Artur Ramos. Uma pequena ilha na direita da Faria Lima também foi retirada para melhorar o fluxo dos carros.
Apenas ontem a prefeitura instalou várias placas de sinalização na região. A previsão é que sejam colocadas 145 placas sobre as obras e outras 170 de regulamentação e de advertência.
Parte dos 800 m2 de faixas para pedestres também só foi colocada por funcionários da CET ontem, depois da interdição, assim como alguns tapumes.
Quatro vias também tiveram a direção invertida, e três novos semáforos foram instalados -nos cruzamentos das ruas Turquia e Bélgica, Gumercindo Saraiva e Faria Lima e Professor Artur Ramos e rua Frei Galvão.
O entroncamento da Cidade Jardim com a Faria Lima, onde será construída a passagem subterrânea, tem um fluxo de 3.600 veículos por hora.
A companhia orienta que os motoristas evitem a região das obras e prefiram principalmente os desvios mais distantes.

Pontos de ônibus extintos
O transporte coletivo também sofreu modificações: houve mudança de itinerário de 32 linhas, três pontos de parada foram extintos e quatro foram criados.
Depois de concluída, a obra (que custará R$ 83 milhões) permitirá a passagem dos carros da Cidade Jardim/Nove de Julho/Europa por debaixo da Faria Lima.
A prefeitura diz que ela vai elevar a velocidade dos veículos de 20% a 30%. O semáforo, porém, será mantido, já que a maioria dos ônibus continuará passando por cima, para facilitar a baldeação de passageiros nas estações de transferência do novo sistema de transporte da capital.
A situação será a mesma na obra do túnel da Faria Lima com a Rebouças/Eusébio Matoso, orçada em R$ 66 milhões, que começou uma semana antes. Muitos moradores reclamaram do barulho e do desvio de tráfego para ruas antes mais calmas, como o próprio ex-marido de Marta, o senador Eduardo Suplicy (PT).
Hoje será o primeiro dia útil em que a cidade conviverá com essas obras ao mesmo tempo, situação que deve perdurar por meses.



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