São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Membros de universidades seguem em lista de indicados a conselho

MEC havia anunciado que não incluiria esses dirigentes em conselho da educação

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Mesmo após mudanças na lista das entidades que indicam membros para o CNE (Conselho Nacional de Educação), dirigentes de universidades continuam entre os nomes sugeridos para integrar o colegiado.
No fim do ano passado, o MEC excluiu representantes de instituições de ensino, sindicatos e entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores) da lista, já que, segundo a pasta, elas poderiam examinar processos relacionados a elas próprias.
Na lista publicada ontem no "Diário Oficial" da União com os 57 indicados para a Câmara de Educação Superior do conselho há três reitores de universidades federais e três pessoas ligadas a instituições privadas -Milton Linhares, vice-reitor da Uniban, Luiz Roberto Liza Curi, reitor da Unieuro (Brasília), e Antônio Carlos Caruso Ronca, ex-reitor da PUC.
Os reitores das federais na lista são Timothy Mulholland (UnB), Paulo Speller (UFMT) e Maria Beatriz Luce (Unipampa). Está no rol ainda João Cláudio Todorov, integrante da diretoria da Fundação Universidade de Brasília, mantenedora da UnB.
Três nomes de dirigentes indicados para a Câmara de Educação Superior foram sugeridos por entidades estudantis -a UNE (União Nacional dos Estudantes) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Segundanistas). São eles Linhares, da Uniban, Ronca, ex-reitor da PUC-SP, e Paulo Speller, reitor da Universidade Federal do Mato Grosso.
O Conselho Nacional de Educação auxilia o MEC na elaboração da política educacional e, entre outras atribuições, avalia o credenciamento de instituições de ensino superior.
O colegiado tem 24 integrantes. Doze são trocados ou reconduzidos a cada dois anos; seis devem ser nomes indicados pelas entidades selecionadas pelo MEC. O ministro Fernando Haddad deve nomear os novos integrantes até abril. (ANGELA PINHO)

Texto Anterior: Memória: Expansão nas federais também teve problemas
Próximo Texto: Acidente: Manobrista atropela e mata rapaz em SP
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.