UOL


São Paulo, sábado, 12 de abril de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

SAÚDE

Vacinação dos idosos começa em todo o país com ênfase no combate à gripe
Começa hoje em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, realizada pelo Ministério da Saúde. Todas as pessoas com mais de 60 anos poderão receber gratuitamente as vacinas contra gripe, tétano, difteria e febre amarela.
O objetivo da campanha é imunizar pelo menos 10,5 milhões de idosos, cerca de 70% da população brasileira nessa faixa etária, especialmente contra a gripe. Para receber a dose, a pessoa deve procurar, das 8h às 17h, o posto de saúde mais próximo. A campanha vai até o dia 30.
Em São Paulo, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) abre hoje, das 9h às 16h, um posto de vacinação gratuito na estação Guaianazes, na linha E (zona leste).
De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina antigripe é recomendada como uma forma de evitar as complicações decorrentes da gripe em idosos, como a pneumonia, uma vez que diminui o risco de contrair a doença em 90% dos casos e raramente provoca reações.
No entanto algumas pessoas podem apresentar febre baixa, mal-estar e dor no corpo, sintomas que desaparecem entre 24 e 48 horas. A vacina não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal -substância presente no mertiolate, por exemplo.
Portadores da síndrome de Guillain Barré, que causa dores musculares, e de doenças neurológicas ativas, como o mal de Parkinson e Alzheimer, devem pedir orientação médica.
(DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Voz: Campanha fará exames grátis para prevenir doenças que afetam cordas vocais
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.