São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prédio que ameaçava ruir é interditado em PE

Foi o terceiro edifício sob risco de desabamento a ser desocupado em Jaboatão dos Guararapes em 2008

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

A Defesa Civil interditou ontem, em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana de Recife), mais um prédio que ameaçava desabar na cidade. Foi o terceiro edifício desocupado pelo mesmo motivo desde o início do ano.
A construção de dois blocos, com 12 apartamentos em três pavimentos, apresentava rachaduras nas paredes havia cerca de três meses. Na madrugada de ontem, moradores ouviram estalos e acionaram o Corpo de Bombeiros.
Técnicos da Defesa Civil do município determinaram a imediata desocupação do imóvel. As 48 pessoas que estavam no local saíram de casa apenas com as roupas do corpo.
"O risco de desabamento é muito grande", disse a coordenadora da Defesa Civil de Jaboatão, Rejane Lucena. Segundo ela, o prédio vinha sendo monitorado havia dois meses por apresentar problemas estruturais, como fissuras.
Ainda não há decisão sobre uma eventual necessidade de demolição do imóvel, disse a coordenadora. "Tudo depende de uma perícia no local." As famílias desalojadas foram encaminhadas para casas de parentes e amigos.

Histórico
Desde 1977, quando foram notificados os primeiros casos de risco de desabamento de prédios em Jaboatão, 34 edifícios foram interditados pela Defesa Civil no município. Desse total, sete desabaram.
O caso mais grave aconteceu em outubro de 2004, quando quatro pessoas morreram em conseqüência do desabamento de um edifício residencial de 12 andares. A construção ruiu sobre a base, poucas horas depois de os moradores desocuparem os apartamentos.

Causa
Para a coordenadora da Defesa Civil, não há apenas uma causa que explique os problemas nos prédios da cidade. "Fatores como falhas de projeto, falta de manutenção pelos moradores, alterações na estrutura original das obras e o tipo de solo contribuem para essa situação", disse Lucena.


Texto Anterior: Plano de saúde: Justiça do Rio garante novos procedimentos
Próximo Texto: Hospital no Rio fecha leitos de UTI após morte de 4 crianças
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.