São Paulo, sábado, 12 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doente morre após corte de luz por falta de pagamento

Aposentada dependia de um aparelho elétrico e morreu por insuficiência respiratória

Moradora de Fortaleza, ela tinha uma dívida de R$ 204, mas constava de uma lista que impedia o corte no fornecimento de energia

KAMILA FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

FELIPE BÄCHTOLD
DA AGÊNCIA FOLHA

Uma aposentada de 53 anos, que sobrevivia devido a um respirador e a um inalador elétrico, morreu por insuficiência respiratória, em Fortaleza (CE), após a Coelce (Companhia Energética do Ceará) desligar a luz de sua casa.
Cerca de nove horas antes de sua morte, funcionários que prestam serviço para a Coelce fizeram um corte por causa de uma dívida de R$ 204.
A própria Coelce -empresa privada que pertence ao grupo espanhol Endesa-, por meio de sua gerência de comunicação, admitiu ontem que a aposentada Maria Luiza Bezerra constava de um cadastro de 150 pessoas no Estado que dependem da energia para viver e que, mesmo em caso de inadimplência, não poderiam sofrer um desligamento.
Um inquérito policial já foi instaurado pelo 11º Distrito Policial, a pedido do Ministério Público, para apurar se houve erro e investigar os responsáveis pela morte. A Coelce informou que constituiu uma comissão de investigação.
A aposentada havia sofrido, há nove meses, um AVC (acidente vascular cerebral) e, desde então, precisava de um respirador, um aerosol (um aparelho de inalação) e uma sonda para viver. Familiares contam que, um dia antes da morte dela, funcionários da Coelce apareceram na casa para fazer o desligamento, mas foram convencidos a recuar, depois de a filha apresentar um atestado médico que comprovava a necessidade dos equipamentos.
No dia seguinte, porém, novos funcionários apareceram. O desligamento ocorreu às 11h30. Durante todo o dia, uma das filhas dela, Ana Cristina da Silva, 28, tentou, por telefone, pedir que a energia fosse religada. Segundo ela, a empresa alegava que não havia documentos que comprovassem a situação de saúde de sua mãe.
A aposentada sobreviveu até as 20h. No mesmo dia, às 23h, a luz foi restabelecida. Era aniversário da aposentada.


Texto Anterior: Acidente: Menina de dez anos morre em deslizamento em Manaus
Próximo Texto: Empresa diz que caso será investigado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.