São Paulo, terça-feira, 12 de maio de 2009

Texto Anterior | Índice

foco

Contra desperdício de água, ONG lança campanha em defesa do xixi no banho

CRISTINA LUCKNER
ESTÊVÃO BERTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um xixi não é só um xixi para um amigo da mata atlântica. Aparentemente inofensivo, um apertar de descarga desperdiça 12 litros de água.
Para alertar a população sobre problemas ambientais e afastar a fama de ecochatos, a SOS Mata Atlântica lançou uma campanha bem-humorada em defesa do xixi no banho.
Segundo a ONG, um morador do Sudeste consome, em média, 360 litros de água por dia, sendo que 80% dessa água passa pelo banheiro -a privada é a campeã de gasto. Com um xixi por dia aliviado no banho, pode-se economizar 4.380 litros de água por ano.
Difundida pela TV, rádio e internet, onde foi criado o site www.xixinobanho.org.br, a campanha já tem adeptos. "Eu faço [xixi no banho]. Ninguém assume porque é feio", diz a advogada Ana Luisa Néca, 28, que divulga o site.
"Não há contraindicação", diz o ginecologista Nilson Abrão Szylit. "Mas deve haver consenso em casa e cuidados em banheiro público. O risco de contrair doenças é pequeno." Em média, a urina é formada por 95% de água.
O site sugere outras iniciativas: lavar roupas íntimas e até salada no chuveiro. Segundo a diretora de gestão do conhecimento da ONG Marcia Hirota, há brincadeiras que não devem ser seguidas à risca.
Para a higienização das roupas íntimas, o médico recomenda que o sabão usado não seja o mesmo utilizado para passar no corpo.
A campanha visa atrair público para a mostra Viva a Mata 2009, de 22 a 24 de maio, no parque Ibirapuera, em SP.


Texto Anterior: Juiz dá 15 dias para SP defender lei antifumo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.