São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Surdo-mudo bielorrusso cruza o mundo em motocicleta

JAMES CIMINO
DA REPORTAGEM LOCAL

Cada vez que chega ao fim do mundo, o bielorrusso Vladimir Yarets, 69, escreve a interjeição "hurray!" (iupi!) em um mapa que carrega no baú de sua moto BMW 350, a terceira que o acompanha desde 27 de maio de 2000, quando começou sua segunda viagem ao redor do globo.
Yarets faz questão de evidenciar sua forma física: tem um aperto de mão vigoroso, mostra que tem todos os dentes e, com uma pantomima, demonstra fazer exercícios todo dia. Em seguida, exibe seus diários de motocicleta, com fotos de suas passagens por Japão, Dubai e outros 81 países, incluindo o Brasil, onde está agora.
Ele pretende ser o primeiro indivíduo surdo-mudo a entrar no "Livro dos Recordes" por ter atravessado o mundo de moto. Os registros de sua aventura estão no site www.yarets.com, que ele atualiza a cada nova parada.
Com alguns desenhos e uma escrita rudimentar, conta que a paixão pela estrada começou na escola, quando lhe mostraram pela primeira vez um globo.
A primeira viagem foi em 1966. Queria percorrer a então União Soviética, mas não conseguiu licença para dirigir por ser surdo. Talvez por isso mesmo, tenha saído de Minsk, capital da Belarus, em direção ao oriente. Viajou 404 mil km, passando por todos os países da URSS.
Voltou só em 1982 com recortes de jornais que provavam sua capacidade de direção. Ganhou a licença.
Ficou oito anos vivendo de forma sedentária. Chegou a casar e teve dois filhos.
Mas seu espírito não se aquietou. Em 2000, saiu novamente sem destino, com uma Jawa 350, que dirigiu até 2003, quando bateu em um caminhão e ficou internado por um ano, nos EUA. Em Chicago, ganhou sua primeira BMW 650. Nos últimos dez anos, foram mais de 381 mil km de moto.
Hoje, ele deixa São Paulo em direção ao Rio. Já passou pelo Sul, quer chegar a Brasília e Belém. Como depende da ajuda de estranhos, cruza os dedos, desejando a si mesmo boa sorte.


Texto Anterior: Rompimento de cabo deixa centro sem luz por 8 horas
Próximo Texto: Sobra da Indy: CET manda tirar guard-rails da Olavo Fontoura
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.