São Paulo, sexta-feira, 12 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedágio novo em SP terá reajuste maior

Aumento passa a valer no dia 1º de julho; em rodovias recém-concedidas, a tarifa subirá 5,20%, e nas demais, 3,64%

Diferença está nos índices usados: contratos de rodovias recém-leiloadas (como Dom Pedro e Rodoanel), aplicam o IPCA; os outros, o IGP-M

ALENCAR IZIDORO
DA REPORTAGEM LOCAL

Os pedágios das rodovias de São Paulo concedidas pelo governo José Serra (PSDB) terão a partir de 1º de julho um aumento maior que os das estradas do Estado sob controle privado desde a década passada.
O motivo é a diferença entre os índices de reajuste adotados nos novos contratos de concessão, firmados do ano passado para cá, e os antigos, firmados pelo governo Mário Covas (PSDB) no final dos anos 90.
Nas rodovias recém-leiloadas (trecho oeste do Rodoanel, Dom Pedro 1º e partes da Raposo Tavares e da Marechal Rondon), as tarifas vão subir 5,20% -a variação do IPCA, do IBGE, nos últimos 12 meses.
Já os valores das concessões mais antigas (como Anchieta, Imigrantes e Anhanguera) terão alta de 3,64% -IGP-M, da Fundação Getulio Vargas.
Os preços exatos das tarifas ainda serão calculados pela Artesp (agência que regula as concessões). Em razão dos arredondamentos (para facilitar o troco), a alta pode ficar acima ou abaixo dos índices oficiais -as diferenças são compensadas no ano seguinte.
A tendência é que as praças do km 32 da Imigrantes e do km 31 da Anchieta aumentem dos atuais R$ 17 para R$ 17,70. Elas têm hoje a tarifa unitária mais alta do Estado (embora, proporcionalmente à extensão, seja igual à de outras estradas).
A diferença entre os índices frustrou tucanos ligados ao transporte. O governo Serra via no novo critério de reajuste um meio de atenuar as críticas às concessões nos últimos anos.
De 1998 a 2008, a variação do IGP-M (que tem forte influência de preços do atacado) atingiu 174%. A do IPCA (usado como taxa oficial das metas de inflação da União) foi de 94%.
Esse quadro, que vinha sendo desfavorável aos motoristas, levou integrantes do Estado a cogitar a troca do IGP-M pelo IPCA. A mudança não foi efetivada para os contratos antigos, mas a gestão Serra decidiu firmar os novos pelo IPCA. Com isso, repetiu a estratégia do presidente Lula (PT) para concessões de rodovias federais.


Texto Anterior: Airbus: Fabricante nega que pretenda retirar A330 do mercado
Próximo Texto: Porto Seguro: Prefeitura poderá investir em festa junina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.